Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ébola já matou 20 na República Democrática do Congo

18 ago, 2018 - 17:16

O surto foi decretado a 1 de agosto.

A+ / A-

O número de mortes confirmadas devido ao surto de Ébola que afeta o nordeste da República Democrática do Congo subiu para 20, de acordo com os dados divulgados este sábado pelo Ministério da Saúde do país.

O surto de Ébola foi declarado nas províncias no nordeste do país, nomeadamente Kivu do Norte e Ituri, a 1 de agosto, apenas oito dias após o ministro da Saúde congolês, Oly Ilunga, ter anunciado o fim de um surto de Ébola na província do Equador (noroeste).

As autoridades descartaram qualquer relação entre as duas situações, porque este atual surto, diferentemente do Equador, é causado pela linhagem Zaire, a mais letal que existe.

O vírus do Ébola é transmitido por contacto direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infetados, causando hemorragia grave e tem uma taxa de mortalidade de 90%.

A pior epidemia desta doença foi declarada em março de 2014, com os primeiros casos que remontam a dezembro de 2013 na Guiné Conacri e que, posteriormente, se expandiu para Serra Leoa e Libéria.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sinalizou o fim da epidemia em janeiro de 2016, depois de registar 11.300 mortes e mais de 28.500 casos, embora a agência da ONU tenha admitido que estes números podem ser conservadores diante da situação encontrada naqueles países africanos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+