Tempo
|
A+ / A-

Madonna. 60 anos em dez fotografias

16 ago, 2018 - 12:22

Madonna completa seis décadas de vida, esta quinta-feira. Recordamos alguns dos principais momentos destes 60 anos e da carreira da cantora pop.

A+ / A-

Madonna Louise Veronica Ciccone faz 60 anos esta quinta-feira. A cantora, que atualmente reside em Lisboa, já está em Marrocos onde, se especula, fará a sua festa de aniversário.

Mas para comemorar a data, Madonna lançou também uma campanha de angariação de fundos para crianças do Malawi. A campanha, lançada no final de julho no Facebook e que decorre até 31 de agosto, permite que os seus fãs doem verbas diretamente para página da cantora no Facebook ou que estes criem a sua própria campanha de angariação.

A totalidade dos donativos angariados destina-se à Fundação Raising Malawi, referiu a agência de pagamentos Ripple, que irá igualar os donativos.

Eis algumas fotografias que fazem uma retrospetiva da carreira e da vida da artista:

Nascida em Detroit, nos Estados Unidos, Madonna mudou-se para Nova Iorque no início da década de 70 com o sonho de se tornar uma estrela. Em 1983, lançou o primeiro álbum. No ano seguinte, fez a sua primeira atuação ao vivo, na primeira edição dos Video Music Awards (VMA’s) da MTV. Foi o início de uma série de concertos ao vivo. Na foto, de 1985, a cantora atua em Seattle.

Desde cedo, Madonna criou uma imagem polémica e provocadora. As irónicas performances na MTV ajudaram a fomentar essa imagem. Na foto, a atuação de 2003, com Christina Aguilera e Britney Spears.

Ao longo de quatro décadas, vendeu mais de 300 milhões de discos e fez dez digressões que renderam mais de mil milhões de euros, tornando-a a artista a solo como mais sucesso financeiro de sempre.

Em 2003 a diva da Pop reinventou-se vestindo o manto de escritora de livros infantis. O livro “The English Roses” foi lançado numa centena de países e traduzido em 30 línguas, numa campanha publicitária sem precedentes.

Em 2008, quando completou 50 anos, Madonna realizou o seu primeiro filme, a comédia dramática “Filth and Wisdom”. O filme foi exibido no Festival de Cinema de Berlim desse ano.

A sua mais recente empreitada é a marca de cosméticos MDNA Skin.

Em 2012, foi a estrela do Super Bowl. Foi a primeira vez que uma mulher foi cabeça de cartaz do evento, depois do incidente com o figurino de Janet Jackson em 2004. A atuação de Madonna bateu recordes de audiência.

Em 2016 foi eleita “Mulher do Ano” pela revista Billboard.

Madonna tem seis filhos. Lourdes Leon e Rocco Ritchie são fruto do seu relacionamento com Ritchie. David Banda, Mercy James e as gémeas Esther e Stella foram adoptadas no Malawi.

Madonna mudou-se para Portugal com quatro dos seis filhos. A vida em Lisboa está a servir de inspiração para o próximo disco, que terá influências do fado e a participação de alguns artistas portugueses.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+