Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Aquarius” já chegou a Malta

15 ago, 2018 - 15:43

Portugal disponibilizou-se a receber 30 dos migrantes a bordo do navio humanitário. Quase metade dos que viajam são menores não acompanhados.

A+ / A-

O navio humanitário “Aquarius” chegou esta quarta-feira a Malta, onde vão desembarcar os 141 migrantes resgatados do mar ao largo da Líbia.

O navio, operado pelas organizações não-governamentais SOS Mediterranée e Médicos Sem Fronteiras, entrou no porto maltês pouco depois das 14h00 (menos uma hora em Lisboa).

O "Aquarius" resgatou os migrantes na sexta-feira passada, em duas operações diferentes, mas foi proibido por Itália e por Malta de os desembarcar num dos seus portos.

A situação só se desbloqueou na terça-feira, na sequência de um acordo entre Malta e cinco países europeus – Portugal, Alemanha, Espanha, França e Luxemburgo – que se disponibilizaram para acolher, cada um, parte dos migrantes.

Portugal aceitou receber 30 pessoas, não só do "Aquarius" como de outras pequenas embarcações que acostaram a Malta. Vai ainda enviar uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a Malta, segundo explicou na terça-feira o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Segundo a SOS Mediterranée e os Médicos Sem Fronteiras, quase metade dos migrantes a bordo do "Aquarius" são menores não acompanhados, provenientes de países como Bangladesh, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Eritreia, Gana, Marrocos, Nigéria, Senegal e Somália.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+