Tempo
|
A+ / A-

Primeira-ministra britânica mantém nível de alerta em “severo”

14 ago, 2018 - 17:03

Três pessoas ficaram feridas depois de um homem ter, alegadamente de modo intencional, embatido contra as barreiras de segurança do Parlamento britânico. Estação de metro de Westminster já reabriu.

A+ / A-

A primeira-ministra britânica decidiu manter em “severo” o nível de alerta do país contra atos de terrorismo. A decisão é divulgada depois de um homem ter atropelado várias pessoas junto ao Parlamento, em Westminster.

“A ameaça de atos de terrorismo contra o Reino Unido mantém-se severa. Apelo a todos os cidadãos que se mantenham vigilantes”, pede Theresa May num comunicado.

Nas redes sociais, nomeadamente no Twitter, a chefe do Governo britânico elogia os serviços de emergência, pela sua “resposta corajosa e imediata” e deixa palavras às vítimas.


Esta terça-feira de manhã, um Ford Fiesta atropelou vários peões e ciclistas antes de embater contra as barreiras de segurança no exterior do Parlamento, causando três feridos.

O condutor (com cerca de 20 anos, segundo a imprensa britânica) foi detido por suspeita de crimes de terrorismo e o incidente está a ser tratado pelas autoridades como um ato terrorista.

O comité de segurança COBRA foi convocado para uma reunião de emergência. Este comité reúne-se quando existe uma situação de crise nacional, sendo composto por ministros, funcionários, elementos dos serviços de segurança e dos serviços secretos, e líderes dos serviços de emergência. Os presidentes de Câmara também podem estar presentes.

Londres. Carro embate contra barreira de segurança do Parlamento e faz três feridos
Londres. Carro embate contra barreira de segurança do Parlamento e faz três feridos

Estação de metro de Westminster reabre ao público

A estação de Westminster, em Londres, próxima do Parlamento britânico, reabriu ao início da tarde ao público.

A estação de metro foi encerrada na sequência do aparente ato intencional descrito pelas autoridades, depois de um homem ter atropelado várias pessoas.

O suposto atentado ocorreu às 7h37 e nenhuma das vítimas (incluindo a mulher que se encontra internada em estado mais grave) corre perigo de vida.

Em março de 2017, um atentado na mesma zona provocou cinco mortos.

O filme do ataque ao "coração" da capital inglesa
O filme do ataque ao "coração" da capital inglesa
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+