Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Área ardida em Monchique já equivale a quase dois concelhos de Lisboa

07 ago, 2018 - 16:14 • Rui Barros

Os dados provisórios foram recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS).

A+ / A-

A área ardida em Monchique é já de 173,39 quilómetros quadrados, equivalendo já a quase duas vezes a área do concelho de Lisboa, que tem cerca de 100 quilómetros quadrados.

Os dados, recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), revelam que o incêndio que que começou em Monchique na sexta-feira, e que já alastrou aos concelhos de Silves e Portimão, já queimou um total de 17.339 hectares.

O EFFIS, baseado no sistema de satélites europeu Copernicus, é uma das ferramentas que a Comissão Europeia disponibilizou no auxílio ao Estado português no combate ao incêndio que continua a lavrar com intensidade naquela zona do Algarve.

Estes dados são, no entanto, ainda provisórios uma vez que o satélite faz estimativas com base nas diferenças de temperatura registadas no solo de 80% da área total ardida. Os valores avançados pelo mecanismo são, depois, confirmados pelas autoridades nacionais.

Os totais contabilizados tendem, por isso, a ser mais elevados.

A isto soma-se o facto de, à hora de publicação desta notícia, a contabilização da área ardida durante esta terça-feira ainda não foi atualizada na ferramenta do EFFIS.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+