Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 400 migrantes saltam vala que separa Marrocos de Ceuta

26 jul, 2018 - 10:31

É uma das invasões mais violentas dos últimos tempos. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas.

A+ / A-

Mais de 400 migrantes subsarianos indocumentados saltaram a cerca que separa Marrocos de Ceuta, em Espanha. A passagem a salto ocorreu cerca das 7h00 desta quinta-feira.

É uma das entradas mais violentas e numerosas dos últimos tempos, segundo o jornal espanhol El País, que cita fontes policiais. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, entre migrantes e policias. Dez foram conduzidos ao hospital.

Os migrantes transportavam armas improvisadas e artesanais, como lança-chamas, cal viva e ácido para tentar escapar às autoridades.

As autoridades conseguiram deter centenas de pessoas em solo marroquino, mas os que conseguiram saltar dirigiram-se imediatamente para o centro de acolhimento temporário de imigrantes de Ceuta.

Noutro jornal espanhol, o El Mundo, o presidente da câmara de Algecira diz que a região se está a transformar na nova Lampedusa. Entre 1 de janeiro e 15 de julho chegaram à região de Cada cerca de 6.200 migrantes.

Há vários meses que não se registavam tentativas semelhantes para saltar a cerca dupla, com cerca de seis metros de altura, na zona de Finca Berrocal. Trata-se do ponto mais débil da fronteira, por ter várias “zonas cegas”, onde as câmaras de vigilância não conseguem detetar os imigrantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    26 jul, 2018 Lisboa 18:16
    "transportavam armas improvisadas e artesanais, como lança-chamas, cal viva e ácido" -> Concerteza se eu fizesse isto a alguma autoridade seria preso...... Deviam ser enviados para Marrocos sem dó nem piedade
  • fanã
    26 jul, 2018 aveiro 17:35
    Inquietante........................ se a noticia é fidedigna, não só tentam entrar como não hesitam a utilizar meios ofensivos contra a Policia Espanhola. Imagino uma vez , nos Países Europeus o que são capazes de fazer para obterem aquilo que querem e exemplos criminosos não faltam !

Destaques V+