Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trump “dá” 10 mil milhões de euros a agricultores afetados por guerra comercial

25 jul, 2018 - 11:22

Os próprios Republicanos contestam a ajuda. “Agricultores querem mercados para suas plantações”, dizem.

A+ / A-

A administração Trump anunciou que vai disponibilizar 12 mil milhões de dólares (10,2 mil milhões de euro) em ajuda de emergência para aliviar as perdas dos agricultores americanos pelas crescentes disputas comerciais do presidente Donald Trump com a China e outros países.

Os Estados norte-americanos mais rurais, que dependem grandemente da agricultura para as suas receitas, têm sido particularmente penalizados pelas disputas comerciais de Trump em relação à China, à União Europeia, aos parceiros do NAFTA (Canadá e México) e outros.

Pequim impôs tarifas aduaneiras acrescidas à importação de vários produtos norte-americanos, em retaliação contra as medidas protecionistas de Trump. A soja e outros bens agrícolas estão, agora, nessa lista e, uma vez que esses produtos ficam mais caros para os importadores chineses, muitos estão a cancelar as suas encomendas feitas aos EUA e a procurar outros fornecedores.

Perante este recuo, Trump tenta acalmar os receios dos agricultores, anunciando apoios financeiros. No entanto, a medida não foi totalmente bem acolhida, nomeadamente, no seio do próprio partido de Trump. Alguns republicanos dos Estados agrícolas rapidamente descartaram o plano, declarando que os agricultores querem mercados para suas plantações e não pagamentos pelas vendas perdidas e pelos preços mais baixos.

O Governo dos Estados Unidos veio já garantir que este programa será temporário. “Esta é uma solução de curto prazo que dará ao presidente Trump e sua administração tempo para trabalhar em acordos comerciais de longo prazo”, disse o secretário de Agricultura americano, Sonny Perdue.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    26 jul, 2018 18:33
    Como os americanos diriam, "so much winning"...
  • José de Moura
    25 jul, 2018 Sintra 11:53
    Nem uma palavra sobre a Nicarágua?! Durante anos e anos as hierarquias latino-americanas promoveram o Sandinismo, e não só, e apadrinharam o Ortega, e não só; agora só nos resta rezar pelo povo humilde da Nicarágua que é quem sofre e morre. É o que dá chocar ovos de víboras ... e a hierarquia religiosa em Portugal está prostrada perante o actual governo; Deus não dorme. Estou a ser radical?! Não acreditam?! Acompanhem, com alguma regularidade, o Programa da Manhã da Rádio Renascença e tirem as vossas próprias conclusões.

Destaques V+