Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Se Orçamento chumbasse, Costa teria que viabilizar um Governo PSD-CDS”, diz Rui Rio

24 jul, 2018 - 21:27

Reivindicações dos professores são justas e 35 horas na função pública são uma irresponsabilidade completa, afirma o líder do PSD, em entrevista à TVI.

A+ / A-

O líder do PSD, Rui Rio, acredita que o Orçamento do Estado para 2019 vai ser aprovado pelos partidos que apoiam o Governo, mas se não fosse, o primeiro-ministro, António Costa, teria que viabilizar um Governo PSD-CDS.

Em entrevista à TVI, Rui Rio coloca esse cenário hipotético se o Partido Socialista fosse coerente com o que aconteceu após as eleições de 2015, ganhas pela coligação PSD-CDS, sem maioria.

“Se o Orçamento chumbasse, em bom rigor, o doutor António Costa teria de viabilizar um Governo do PSD com o CDS. Ele não disse em 2015 que só chumbou o Governo do doutor Passos Coelho porque conseguia uma maioria à esquerda? Se agora não o conseguisse, em coerência, devia dizer: ‘peço desculpa, apoio um Governo do PSD e do CDS. Desde que o Presidente da República também aceitasse.”

“O que é lógico é que a esquerda aprove o Orçamento, é uma questão de salvarem a pele”, acredita líder social-democrata, reafirmando que só anunciará o sentido de voto em relação às contas do Estado para 2019 quando conhecer o documento.

Rui Rio considera que a polémica em torno do descongelamento das carreiras dos professores “vai acabar por ser moeda de troca para o Orçamento”.

A luta "justa" dos professores

O antigo presidente da Câmara do Porto considera que as reivindicações dos professores são “justas”, mas não se pode colocar em causa as finanças públicas.

“Sendo justo e defendendo eu o rigor orçamental, tem que se arranjar solução intermédia. Não pode ser os nove anos, quatro meses e dois dias”, afirma Rui Rio.

A "irresponsabilidade" das 35 horas

Sobre a redução do horário de trabalho na função pública de 40 para 35 horas semanais, o líder do PSD não poupa críticas ao Governo.

"As 35 horas são uma irresponsabilidade completa e derivam da solução política encontrada em 2015. O Governo não preparou a Função Pública para as 35 horas. Mesmo assim, fez e lançou o caos. Reduzir o horário para 35 horas é simpático, mas é antipático para quem procura os serviços de saúde e para os profissionais que trabalham sob mais pressão", declara Rui Rio, para quem o executivo coloca os serviços públicos a funcionar ou deve voltar às 40 horas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    25 jul, 2018 évora 18:37
    Os bloquistas e os comunistas vão acabar na miséria de votos tal como acabou o CDS . Antes , criticavam o preço da gasolina e gasóleo , agora aplaudem o PS com o preço mais elevado de sempre e carregado de impostos adicionais , boa . Votem nessa gente um dia . Acabaram com sobretaxas nos ordenados e criaram impostos adicionais que todos pagam e até o Estado lucra mais . Uma gaiatice essa gerigonça .
  • fanã
    25 jul, 2018 aveiro 16:47
    Será que o futuro do equilíbrio orçamental , está refém de uma classe profissional de Serviço Publico ???????............ Então, Srs. e Sras. Docentes dêem votos e poder de novo a Direita e verão como eles vos vão endireitar................ a folha de negociações, ficará in eternam no fundo de uma gaveta, com mais algumas medidas de austeridade mais gravosas para todos !..A U.E é neste momento , como uma panela de pressão com válvulas entupidas .
  • Fernando Machado
    25 jul, 2018 Porto 15:27
    Enquanto o caudilho Costa estiver ao leme da governação, a coisa vai andando. Melhor, pior, assim assim. Quando ele resolver mandar à merda o cargo que ocupa, vai ser um sarilho. O senhor riacho não vale um pataco. Aquele ar de regedor de junta de freguesia, com o devido respeito aos regedores que temos, não tem a mínima qualidade política. Vejamos a falta de respeito que os seus (dele) correlegionários lhe dão.
  • Cidadao
    25 jul, 2018 Lisboa 14:28
    Está a sonhar ou a delirar como a Cristas? O OE2018 vai ser aprovado, mas se não fosse, ou havia Eleições Antecipadas, ou um governo de gestão por duodécimas até fim da Legislatura. Onde é que a PAF esburacada e sem programa, a não ser o que lhe mandariam fazer em Bruxelas, entra, nesta equação?
  • Figueiredo
    25 jul, 2018 Serpins 08:10
    Vai dormir. A PAF foi quem recebeu mais votos em 2015. Não foi o PSD. Sei lá eu se as pessoas não eram todas do CDS? Sabes Rio?

Destaques V+