Tempo
|
A+ / A-

Parece um multibanco normal, mas cobra taxas elevadas

23 jul, 2018 - 19:27

Nas máquinas da Rede Euronet, o cartão assume apenas a função de crédito. O cliente fica sujeito ao pagamento de comissões e pode nem sequer ter qualquer aviso. Só sabe dias mais tarde quando vai consultar o saldo e movimentos da conta.

A+ / A-

Parece um multibanco normal, mas cobra taxas como se o cliente estivesse a levantar dinheiro no estrangeiro. As máquinas da rede Euronet Worldwide estão espalhadas por Portugal e há cada vez mais pessoas a serem surpreendidas pelos valores cobrados.

Uma coisa são as caixas multibanco e até as ATM Express, geridas pela SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços, e outra são as caixas Euronet, que são de uma empresa fundada na Hungria, em 1994. Está a operar em Portugal desde 2015 e encontra-se em 165 países.

A Euronet aposta em zonas de maior afluência turística, como Lisboa, Porto e Algarve. As máquinas amarelas e azuis, permitem três tipos de operações: transferências, sistema de pré-pagamentos e levantamentos superiores a 20 euros.

O que se passa é que os clientes nacionais, que estejam mais distraídos, podem usar o cartão bancário que tem função de crédito e débito nas caixas Euronet, ou seja, é o mesmo que levantar dinheiro lá fora.

O cartão assume apenas a função de crédito. O cliente fica sujeito ao pagamento de comissões e pode nem sequer ter qualquer aviso. Só sabe dias mais tarde quando vai consultar o saldo e movimentos da conta.

Há queixas de clientes surpreendidos?

Pelo menos no Portal da Queixa, que é uma rede social de consumidor, basta fazer uma pesquisa por Euronet e aparecem já muitas reclamações.

Um utilizador conta que foi levantou 100 euros num ATM do Aeroporto de Lisboa e pagou oito euros de taxa, sem aviso de qualquer despesa associada.

Outro cliente levantou 250 euros e pagou 15,5 euros de taxa. Refere que não recebeu qualquer talão nem informação de taxa adicional.

Há mesmo um caso recente, de sexta-feira, dia 20, em Tavira, de um levantamento de 20 euros e uma taxa de 3,99 euros. O cliente pede a devolução da taxa, que considera um roubo.

O que diz a SIBS?

A SIBS, que gere a rede das caixas multibanco e tem uma rede também a pensar nos turistas, a ATM Express, esclarece que os seus procedimentos são diferentes.

Explica que os clientes podem utilizar, sem encargos, a rede de caixas multibanco e rede de caixas ATM para fazer as habituais operações bancárias.

Em comunicado enviado à Renascença, a SIBS refere que em Portugal, de acordo com uma lei de janeiro de 2010, está proibida a instituições de crédito a cobrança direta de encargos pela prestação de serviços de pagamento e pela realização de operações em caixas automáticas, pelo que a Rede Multibanco, incluindo a ATM Express, não cobra qualquer encargo direto aos seus utilizadores.

A SIBS explica também que ATM quer dizer, em inglês, Automatic Teller Machine, que significa caixa automático. Sendo assim, os equipamentos vulgarmente designados como multibanco são ATM, mas nem todos os ATM são multibanco.

A SIBS refere ainda que, actualmente, há duas redes de ATM a operar em Portugal, a rede Multibanco, com a ATM Express; e a rede Euronet, gerida pela empresa Euronet WorldWide.

O comunicado esclarece que não existe qualquer ligação entre a SIBS e a Euronet.

A Renascença pediu também esclarecimentos à empresa Euronet, através do contacto email disponibilizado no site. Aguardamos resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mais um
    23 jul, 2018 algures 22:51
    Temos governantes que só legislam para bem deles,para que nada lhes aconteça,para que a justiça não lhes possa tocar,para o povo.....o povo? que se lixe.....e continuem a votar neles........
  • Anónimo
    23 jul, 2018 20:42
    Como é que o governo permite isto? Prisão para estes ladrões!
  • Luis Ribeiro
    23 jul, 2018 Faro 19:59
    Posso informar que ontem foi feito um levantamento de 40 euros em Tavira, com uma despesa de 3.99 Euros. Mais uma manobra dos abutres do sector financeiro. Enquanto não se enfiar na cadeia quem permite este tipo de actividades sem qualquer pré-aviso, não vamos a lado algum. Os supervisores só servem para encher os bolsos, rigorosamente para mais nada. Cambada de inuteis e incompetentes.

Destaques V+