Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gás natural. "Portugal tem um sistema confortável e seguro"

20 jul, 2018 - 13:44 • Henrique Cunha

Garantia é do ex-secretário de Estado da Energia, Nuno Ribeiro da Silva, face ao alerta da DGEG sobre o gás natural poder falhar em 2024 se não forem tomadas medidas.

A+ / A-

"Portugal tem um sistema confortável e seguro" de abastecimento de gás natural. É o que garante o ex-secretário de Estado da Energia, Nuno Ribeiro da Silva, em reação ao alerta da Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG) de que, se não forem tomadas medidas, o gás natural pode vir a falhar em Portugal em 2024.

No seu relatório de monitorização, a Direção Geral de Energia defende um reforço da capacidade do sistema e recomenda uma maior diversificação nas fontes de abastecimento.

Uma delas, já prevista, é a terceira interligação entre Portugal e Espanha, que vai unir Celorico da Beira a Zamora através de um gasoduto com 162 quilómetros de comprimento. O projeto desenvolve-se em duas etapas e deverá estar concluído até 2030.

Na opinião do ex-secretário de Estado da Energia, em declarações à Renascença, Portugal tem "um sistema confortável e seguro" de abastecimento.

Atualmente a presidir à Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva admite, contudo, que "se as centrais a carvão fecharem entretanto, como está previsto, e o sistema português tiver que ser mais baseado em centrais de ciclo combinadas com gás natural, teremos de considerar essa perspetiva de aumento da procura e da queima de gás natural, nomeadamente para a produção de eletricidade."

O antigo governante sublinha ainda que não se pode pensar "o valor acrescentado" da ligação Celorico da Beira-Zamora "sem ter em linha de conta todo o sistema de gasodutos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+