Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boko Haram ataca base militar na Nigéria

15 jul, 2018 - 19:00

Pelo menos 64 militares fugiram, mas ainda não se sabe quantas vítimas fez o ataque.

A+ / A-

Os soldados do grupo jihadista Boko Haram controlaram, na madrugada de sábado, uma base militar no estado de Yobe, nordeste da Nigéria, com mais de 700 soldados, informou fonte militar.

O comandante e 63 soldados conseguiram fugir para o distrito de Geidam, a 60 quilómetros do centro da cidade, confirmou à agência AFP a mesma fonte.

"Ainda não sabemos se há vítimas entre os restantes soldados, só vamos saber mais tarde", disse a mesma fonte, acrescentando que os militares tinham sido "recentemente" destacados para aquela base.

Também no sábado, o Boko Haram atacou as tropas da 81ª divisão, avançando para a vila de Jilli.

Em 9 de julho, o exército da Nigéria entregou à Organização das Nações Unidas (ONU) 183 crianças, resgatadas em vários Estados do nordeste do país afetados pela violência dos terroristas durante quase nove anos.

O grupo, rapazes e raparigas, foi entregue a funcionários das Nações Unidas (ONU) em Maiduguri, capital do Estado de Borno.

No momento da transferência, o tenente-general Nicholas Rogers afirmou-se esperançado de que as crianças recebam "cuidados médicos adequados e apoio".

Em comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirmou que "a libertação chega depois de as crianças, entre 7 e 18 anos", terem sido afastadas dos elementos dos Boko Haram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+