Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hells Angels. Sobe para 59 número de detidos em operação nacional da PJ

11 jul, 2018 - 16:07

Estão indiciados por vários crimes, como tentativa de homicídio, roubo, ofensa à integridade física qualificada, crimes de dano e associação criminosa.

A+ / A-

Sobe para 59 pessoas o total detidos em vários pontos do país e um no estrangeiro na operação desta quarta-feira contra o grupo motard Hells Angels, avança a Polícia Judiciária (PJ).

Os Hells Angels agora capturados estão indiciados de vários crimes: tentativas de homicídio, roubo, ofensa à integridade física qualificada, crimes de dano e associação criminosa, foi revelado em conferência de imprensa conjunta, em Lisboa, do pelo diretor nacional da PJ, Luís Neves, com a coordenadora da operação, Manuela Santos. Quatro detidos foram apanhados em flagrante na posse de armas.

Fonte oficial da PJ disse à Lusa que 58 elementos foram detidos em Portugal e um na Alemanha, através de um mandado de detenção europeu. Entre os detidos, com idades entre os 30 e os 50 anos, estão cinco cidadãos estrangeiros, nomeadamente alemães e um finlandês.

As autoridades portuguesas também emitiram vários mandados de captura europeus e são esperadas mais detenções no estrangeiro nos próximos tempos, segundo Manuela Santos, coordenadora da operação.

Entre os detidos não há elementos das forças policiais, mas sim pessoas ligadas ao setor da segurança privada.

Os interrogatórios judiciais começam na quinta-feira.

"Achamos que foi uma machadada na organização do grupo", admite a coordenora da operação.

"Esta associação criminosa que existe em Portugal desde 2002, e é um fenómeno que a Judiciária sempre acompanhou, tem vindo a crescer em número de pessoas e em manifestações cada vez mais violentas, como a ocorrida há uns meses no Prior Velho, e há aqui o envolvimento de outros Hells Angels espalhados pela Europa", explica Manuela Santos.

A coordenadora adianta que a operação foi propositadamente realizada antes da concentração internacional de Faro, que todos os anos junta milhares de pessoas no Algarve.

As buscas visitaram, entre outros alvos, os cinco clubes dos Hells Angels existentes em Portugal, onde foram recolhidas provas de interesse para a investigação.

A operação desta quarta-feira foi levada a cabo por 400 elementos da Judiciária, com o apoio da PSP e da GNR.

O grupo Hells Angels existe em Portugal desde 2002 e, desde então, tem sido monitorizado pela polícia.

Os atos violentos ocorridos em março no Prior Velho, Loures, que envolveram dois grupos rivais de motards, Hells Angels e Red&Gold, e que fez seis feridos, dos quais três graves foi a primeira manifestação mais violenta da organização que levou a PJ a agir.

[notícia atualizada às 12h40]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    11 jul, 2018 20:12
    Eu sou contra a pena de morte mas com escumalha neonazi abria uma excepção.
  • Fernando Machado
    11 jul, 2018 Porto 19:22
    Uma "organização" com 16 anos de idade....megaoperação que prende 56. Só ?

Destaques V+