Tempo
|
A+ / A-

Tailândia

Divulgado plano de resgate das 12 crianças

08 jul, 2018 - 11:41 • Susana Madureira Martins

Jornais locais dão conta que os rapazes serão divididos em quatro grupos e que o último a ser extraído pelo túnel de quatro quilómetros será o professor.

A+ / A-

O jornal tailandês "The Bangkok Post" cita fontes oficiais e o plano consiste em trazer à superfície as 12 crianças e o professor por etapas. O primeiro grupo terá quatro pessoas, o segundo, terceiro e quarto grupo será composto por três elementos. O último a sair será o professor, nenhuma das crianças em momento algum do resgate será deixada sozinha.

Todos os rapazes vão vestir um fato próprio para o efeito, máscaras de mergulho e vão receber oxigénio através de uma garrafa transportada pelos mergulhadores. Serão guiados por uma corda colocada ao longo de todo o percurso. Estão, entretanto, a ser levadas para o interior da gruta garrafas de oxigénio que são colocadas em zonas específicas.

Por esta hora, a expectativa é que o primeiro grupo já esteja em movimento e a tentar regressar à superfície e já estão helicópteros preparados para transportar as crianças para o hospital da província de Chiang Rai, a cerca de 60 quilómetros do local do resgate.

Neste momento, os jornalistas que estão no centro de imprensa improvisado nas imediações da gruta de Tham Luang dão conta que está a chover torrencialmente – o que, de resto, já se previa esta manhã.

O jornal britânico "the Guardian" dá conta que numa outra operação paralela continua a ser retirada água de dentro da gruta.

Ao todo, na operação no interior da caverna de Tham Luang, no norte da Tailândia, estão 13 mergulhadores internacionais e cinco fuzileiros tailandeses, todos eles descritos como verdadeiros especialistas e mestres nas suas profissões, que começaram o resgate às 4h00 da manhã de Lisboa.

A estimativa é que a operação possa durar dois ou mais dias, até que todos os rapazes e o professor sejam retirados. O primeiro grupo a ser retirado poderá estar cá fora já este domingo, por volta das 21h00 locais – 15h00 em Lisboa –, numa operação sem tempo limite, mas que poderá demorar entre dois a três dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+