Tempo
|
A+ / A-

Chuvas torrenciais fazem mais de 80 mortos no Japão

08 jul, 2018 - 15:05

É o balanço mais recente. Chuvas e deslizamentos de terras continuam a fustigar o sudoeste do país.

A+ / A-

As chuvas torrenciais já fizeram 87 mortos e há dezenas de desaparecidos no sudeste do Japão. Mais de dois milhões de habitantes receberam ordens para abandonarem as suas casas.

Foram, entretanto, resgatadas as mais de duas mil pessoas que estavam bloqueadas na cidade de Kurashiki. As fatalidades nesta localidade ultrapassaram já as registadas nos grandes deslizamentos de terras de 2014.

Há vastas áreas afetadas pelas chuvas, inundações e aluimentos de terras. A agencia meteorológica do Japão fala de uma situação de perigo extremo.

Membros das equipas médicas e pacientes foram retirados pelas forças de defesa japonesas do Hospital de Mabi, que fica numa zona isolada, em barcos.

“Estou muito grato à equipa de resgate”, disse Shigeyuki Asano, um paciente de 79 anos que passou a noite sem eletricidade ou água. “Sinto-me muito aliviado por ter sido libertado de um sítio tão malcheiroso e escuro”.

Tudo indica que a intensa precipitação se mantenha até esta segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+