Tempo
|
A+ / A-

NATO. Trump diz que contribuições dos aliados são insuficientes

03 jul, 2018 - 09:52

Presidente norte-americano critica falta de pagamentos dos países da Aliança Atlântica, incluindo Portugal.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos enviou em junho mensagens aos aliados da NATO, incluindo Portugal, queixando-se das contribuições insuficientes dos respetivos países junto da Aliança Atlântica.

De acordo com uma notícia publicada no jornal "New York Times", os destinatários das cartas foram, entre outros, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o novo chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez.
As mensagens de Donald Trump são conhecidas uma semana antes da cimeira da NATO agendada para os dias 11 e 12 de julho, em Bruxelas.
Nas cartas, refere que em 2017 formulou queixas em privado e em público para pressionar os países da NATO a contribuírem com 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para a defesa comum.
Segundo a notícia, Trump indica que os pagamentos não foram "suficientes" acrescentando que na sequência da situação os Estados Unidos podem vir a reconsiderar a "presença militar" a nível mundial.
"Como discutimos durante a visita em abril, verifica-se uma frustração que é crescente nos Estados Unidos em relação a alguns aliados que não deram o passo seguinte, tal como tinham prometido", diz Trump na mensagem enviada a Angela Merkel.
"Os Estados Unidos continuam a contribuir com mais recursos para a defesa da Europa numa altura em que a economia europeia se encontra bem. Isto já não é sustentável para nós [Estados Unidos]", sublinha.
Segundo o "New York Times", além dos governos de Portugal, Espanha, Alemanha e Canadá também receberam a carta os governos da Noruega, Bélgica, Itália, Holanda e Luxemburgo.
Desde que foi eleito, Trump queixa-se de que Washington gasta demasiados recursos com a Aliança Atlântica e tem criticado a situação, de forma reiterada, aos líderes dos vários países.
Trump chegou a considerar a NATO "uma organização obsoleta" durante a campanha presidencial.
"A NATO é maravilhosa, mas ajuda mais a Europa do que os Estados Unidos. Por que motivo somos nós a pagar a maior parte dos custos?" afirmou Trump durante a recente visita de Angela Merkel a Washington.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    10 jul, 2018 23:14
    A Rádio Renascença ao serviço do imperialismo americano! Basta ver os dois trolls na sua caixa de comentários.
  • Preço Justo
    03 jul, 2018 liboa 11:32
    A EU é incapaz de se autodefender e acha q EUA têm essa obrigação e em simultâneo dizem e desdizem TRUMP e fazem a mesma cena.Veja-se qem tem campos de concentração na Turquia,Grécia,Libia etc a EU com certeza e paga biliões pros manter.Em Portugal deixem entrar migrantes aos milhares pelo ALGARVE e Costa alentejana e veremos reações de todos os partidos.A EU etc estão a pagar o preço do confronto permanente com ADMINISTRAÇAO DE TRUMP.
  • Fernando Machado
    03 jul, 2018 Porto 10:32
    Peço antecipadamente desculpa pela linguagem que vou empregar, esperando que a censura deixe publicar este meu comentário. Aí vai: os chulos dizem sempre mal das prostitutas, quando são elas que os sustentam. É o caso da Europa sempre a dizer mal dos EE UU.

Destaques V+