Tempo
|
A+ / A-

Greve dos docentes

Professores lamentam falta de reação do Governo à proposta de negociações

02 jul, 2018 - 13:31

Dirigente da FENPROF diz que queria combinar já uma data com o Ministério da Educação esta segunda-feira e que só recebeu "total silêncio".

A+ / A-

Os professores lamentam o que dizem ser a falta de reação do Governo à disponibilidade manifestada pelos sindicatos para que se retomem as negociações sobre o descongelamento do tempo de carreira.

A plataforma que convocou a greve às avaliações, em curso desde esta segunda-feira e para a qual foram decretados serviços mínimos obrigatórios, entregou uma carta dirigida ao ministro da tutela, Tiago Brandão Rodrigues, em que é reafirmada a vontade de regressar às conversações sobre o descongelamento do tempo de serviço.

Em declarações aos jornalistas à porta do Ministério da Educação, o dirigente da FENPROF, um dos sindicatos que convocaram a paralisação, lamentou o silêncio por parte do Governo.

"Não vale a pena o Ministério da Educação dizer N vezes que querem negociar, vão marcar reuniões, estão disponíveis para, e depois não as convocam, nós não as podemos convocar", ressaltou Mário Nogueira. "Nós hoje estamos aqui, se houvesse vontade, não estou a dizer que fosse assim mas até poderia estar o sr. ministro ali e podíamos até reunir."

Citando os "recados" que o ministro "tem mandado pela comunicação social ou através da Assembleia da República" sobre a sua disponibilidade para negociar, Nogueira criticou que ainda nada tenha acontecido.

"Querem negociar? Estamos aqui. E então? Quem representou aqui o sr. ministro da Educação, que foi uma pessoa do gabinete do sr. primeiro-ministro, limitou-se a ouvir o que dissemos e a única cosa que fizeram foi pôr um carimbo numa fotocópia do pedido da carta aberta, para dizer que foi recebido. Não houve uma palavra, não houve nada. Alias, nós dissemos agora no final que podíamos combinar já uma data mas foi um silêncio completo."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    02 jul, 2018 Setúbal 16:22
    Agora lamentam? deviam era de ter vergonhzer o que estão a fazer aos alunos. por serem funcionários do estado so querem é mais e mais . deviam de ser como eu trabalho há 14 anos e nao tenho subsideos nenhuns nem subidas de carreira pq o dinheiro faz-me falta ao final do mês. trabalhem estao cansados têm férias no natl pascoa carnaval greves e mais as férias de verão querem o quê?
  • xico
    02 jul, 2018 lixa 13:48
    Quando chegar a altura das eleições,a classe de professores não se esquece.

Destaques V+