Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas abre procedimento contra a Polónia que ameaça retirar poder de voto ao país

02 jul, 2018 - 14:21

Governo polaco tem um mês para responder às preocupações da Comissão Europeia, que acusa Varsóvia de ter aplicado uma reforma judicial que ameaça o Estado de Direito.

A+ / A-

A Comissão Europeia lançou esta segunda-feira um novo procedimento de infração contra a Polónia a fim de "proteger a independência do Supremo Tribunal" daquele país, na sequência de uma controversa reforma judicial encetada pelo Governo nacionalista de direita.

A medida surge na véspera de entrar em vigor a polémica reforma que, entre outras coisas, passa por forçar quase 40% dos juízes do Supremo a reformarem-se antecipadamente.

No procedimento hoje aberto, a Comissão sublinha a "falta de progresso" no diálogo com Varsóvia sobre o respeito do Estado de Direito, razão pela qual decidiu "lançar o procedimento de infração urgente", explicou um porta-voz do Executivo comunitário.

A nova lei é vista como uma tentativa do Governo de controlar o sistema judiciário. Varsóvia tem agora um mês a contar a partir de hoje para responder formalmente às preocupações de Bruxelas, sob pena de perder o seu direito de voto no Conselho Europeu.

Isto significa que o procedimento não vai impedir a nova legislação judicial de entrar em vigor já esta terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 jul, 2018 21:54
    Expulsão do estado fascista polaco da UE já!

Destaques V+