Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump e Marcelo discutiram plano para Portugal aumentar despesa com a NATO

28 jun, 2018 - 15:43

"Os dois Presidentes discutiram o plano credível de Portugal para atingir as metas de despesa com defesa da Aliança".

A+ / A-

Os Presidentes de Portugal e dos Estados Unidos discutiram na quarta-feira um "plano credível" para Portugal atingir as metas de despesa com a NATO, o papel dos Açores na segurança do Atlântico e a expansão da parceria bilateral de segurança.

Numa declaração de imprensa conjunta após o encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com Donald Trump, em Washington, revela-se que os dois líderes "discutiram os fortes laços atlânticos entre os Estados Unidos e Portugal, bem como as oportunidades para expandir a parceria bilateral de segurança, incluindo os esforços conjuntos para fortalecimento da NATO e o plano credível de Portugal para atingir as metas de despesa com defesa da Aliança".

"Os presidentes debateram ainda as possibilidades de, através de aprofundado trabalho conjunto por parte de Portugal e dos Estados Unidos, fortalecer os laços económicos transatlânticos, diversificar as fontes energéticas europeias e utilizar a localização estratégica do Arquipélago dos Açores para a segurança do Atlântico", lê-se na declaração colocada no 'site' da Presidência portuguesa na Internet.

A declaração refere que o encontro entre Trump e Marcelo na Casa Branca aconteceu por ocasião do "encerramento do mês de Portugal nos Estados Unidos da América, uma celebração em todo o país dos laços culturais e económicos que unem historicamente as duas nações".

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Washington terminou ontem à noite, já na madrugada desta quinta-feira em Lisboa, com uma cerimónia na residência da Embaixada portuguesa em Washington D.C.

No regresso, o Presidente da República passa pela Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, onde os EUA mantêm uma presença militar que tem sido progressivamente reduzida.

A aliança na NATO, a cooperação bilateral na defesa, os Açores e a importância geoestratégica do Atlântico foram temas abordados no encontro de quarta-feira com o Presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington.

Estiveram "no centro das conversas", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas na quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    10 jul, 2018 17:49
    Em vez de Marcelo criticar as políticas criminosas de Trump, faz-lhe as vontades todas! Vergonha do meu país! Vergonha do meu presidente! Não terá o meu voto!

Destaques V+