Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A empregada de bar, filha de imigrantes, que pode estar a caminho do Congresso

28 jun, 2018 - 01:54 • Carlos Calaveiras

Tem 28 anos e acabou de derrotar nas primárias do partido democrata um dos políticos mais influentes dos Estados Unidos.

A+ / A-

Em novembro há eleições intercalares para o Congresso dos Estados Unidos. E em Nova Iorque o partido Democrata vai ter um nome novo, literalmente.

Alexandria Ocasio-Cortez tem 28 anos, é filha de uma porto-riquenha e de um norte-americano do Bronx e conseguiu nas primárias do partido derrotar Joe Crowley, um dos democratas mais influentes do país que estava há 10 mandatos na Câmara dos Representantes.

A surpresa de Alexandria, ao conhecer os resultados da noite eleitoral, foi grande e o próprio país ainda está a processar este triunfo. Venceu com mais de 57% dos votos. “Não é suposto mulheres como eu concorrerem ao Governo”, disse aos jornalistas.

Há um ano Alexandria Ocasio-Cortez trabalhava num bar em Manhattan e chegou a acumular dois empregos para evitar que a mãe fosse despejada.

Licenciou-se em economia e relações internacionais na universidade de Boston. O bichinho da política entrou-lhe cedo no corpo. Fez parte do staff do senador Ted Kennedy e participou na campanha presidencial de Bernie Sanders de 2016.

Na campanha lutou por um serviço nacional de saúde alargado, uma escola pública para todos e defende a política do "emprego universal". É contra a Agência de Controlo de Imigração (ICE) e a lei de separação de imigrantes e defende uma política de dignidade a nível económico, social e racial para todas as classes trabalhadoras.

Gastou 1/10 do dinheiro do seu opositor na campanha (pouco mais de 300 mil dólares contra mais de 3,3 milhões), mas a campanha porta-a-porta parece ter dado resultado.

Em entrevista à CNN, Alexandria Ocasio-Cortez diz que venceu as primárias democratas porque acredita que tinha “uma mensagem muito clara, fomos bater a portas que nunca tinham sido batidas, falámos com comunidades que são habitualmente desvalorizadas e essas pessoas responderam”.

Considera que o seu partido, se quiser vencer as intercalares de novembro e as presidenciais de 2020, “tem de chegar aos jovens, a pessoas que não votam, a zonas maioritariamente de cor, onde o inglês é a segunda língua, a pessoas que têm dois empregos”.

Já na MSNBC, Alexandria Ocasio-Cortez lembrou que começou a corrida eleitoral há "nove meses só com um saco de papel com panfletos". "Concorri porque achei que a nossa mensagem podia ser melhor, o nosso partido podia ser melhor, o nosso país pode ser melhor".

"Temos de ter uma visão, um plano, em que as pessoas acreditem", acrescenta. "Temos de mostrar o que propomos ao povo americano e não só mostrar aquilo contra quem estamos a lutar".

A corrida eleitoral "parecia impossível de vencer até há três meses", mas "as dificuldades não devem impedir-nos de tentar", referiu.

Joe Crowley, o candidato derrotado, considerado o número 4 do partido a nível nacional, assumiu a derrota e já garantiu que vai votar em Alexandria Ocasio-Cortez.

Por sua vez, Nancy Pelosi, líder do partido democrata, nega divergências internas e garante que esta vitória é o sinal da “vitalidade do partido”.

Nesta entrevista à CNN, Alexandria deixou pistas para o futuro: quer vencer as intercalares, apoiará, sem reservas, o candidato democrata às presidenciais de 2020 e apoia o impecheament a Trump porque “ninguém está acima da lei”.

Se vencer as eleições, Alexandria Ocasio-Cortez será, aos 29 anos, a mais jovem a chegar ao congresso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    28 jun, 2018 15:41
    Haja esperança e pessoas decentes num país cheio de escumalha racista e reaccionária.

Destaques V+