Tempo
|
A+ / A-

"A política na Hungria não é muito diferente do que está a acontecer em Itália e em Malta"

22 jun, 2018 - 20:13

Gonçalo Matias, professor da Universidade Católica e diretor científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, acusa Itália e Malta de violarem lei internacional e o direito europeu ao recusarem a entrada de migrantes. A crise migratória foi debatida nas Tardes da Renascença, num debate moderado por José Pedro Frazão e que contou ainda com a participação de Catarina Santos, repórter da Renascença que tem publicado vários trabalhos sobre este tema.

A+ / A-
Debate sobre Migrações na Renascença

O professor da Universidade Católica e especialista em migrações, Gonçalo Matias, descarta a possibilidade de criação de plataformas de desembarque de refugiados fora da União Europeia. A possibilidade está em estudo pelos estados-membros da União Europeia.

“Na realidade não vai funcionar, na pureza dos princípios não é má. Em tese já está a ser feita triagem na Turquia ou no Líbano. O problema é que muitas vezes essas condições não existem. Se é difícil gerir estes refugiados na Grécia ou em Itália, imagine-se nestes países”, comenta Gonçalo Matias em debate com a jornalista catarina Santos sobre a crise migratória. O debate foi emitido nas Tardes da Renascença no Dia Mundial do Refugiado, com moderação de José Pedro Frazão.

O também diretor científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apontou a lentidão e fraca eficácia do processo de recolocação de refugiados e acusou Itália e Malta de violarem lei internacional e o direito europeu e comparou esta esta situação aquela que se vive na Hungria.

Quanto à possibilidade de celebrar um acordo com a Líbia, Gonçalo Matias é claro, "a Líbia é um Estado falhado e não há autoridades com quem negociar".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+