Tempo
|
A+ / A-

Tribunal Europeu de Direitos Humanos rejeita recurso de Anders Breivik

21 jun, 2018 - 13:41

O neonazi que matou 77 pessoas na Noruega em 2011 alegava que os seus direitos estão a ser violados na prisão.

A+ / A-

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta quinta-feira um recurso de Anders Breivik, extremista responsável pelo massacre de 2011 em Oslo e Utoya, após este se ter queixado das condições na prisão onde está a cumprir pena, que na sua opinião correspondem a "tortura desumana e degradante".

"Em última instância", sublinha o tribunal na sentença, "foi apurado neste caso de recurso que não houve violações dos direitos" do queixoso. "A decisão é final", acrescentam os três juízes, pelo que não pode ser alvo de novo recurso.

Anders Behring Breivik, que entretanto mudou o seu nome para Fjotolf Hansen, foi condenado a 12 anos de prisão em agosto de 2012 por ter matado 77 pessoas e ferido outras 42, na sua maioria crianças, e por ter atacado à bomba a sede do Governo norueguês em Oslo, num massacre ocorrido em julho de 2011.

No seu recurso contra o Estado da Noruega, o seu país-natal, o neonazi argumentava que as condições em que está a ser mantido violam os artigos 3 e 8 da Convenção Europeia de Direitos Humanos, que dizem respeito à prevenção de tortura ou de tratamento desumano e degradante e ao direito à privacidade e à vida familiar.

O processo de recurso focava-se, sobretudo, no facto de estar a ser mantido em isolamento quase total, sem poder contactar com os restantes prisioneiros do estabelecimento.

Breivik decidiu interpor um recurso final no TEDH em 2017, depois de o Supremo Tribunal da Noruega ter rejeitado ouvir os seus argumentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    21 jun, 2018 aveiro 17:15
    Não se pode dar qualquer direito que seja a esta besta inumana. A não ser deixa-lo apodrecer numa jaula !..... Vivo , só estorva !
  • Anónimo
    21 jun, 2018 15:37
    Os teus direitos estão a ser violados, seu monstro? No dia em que saíres da prisão vai haver muita gente cá fora à espera para te fazer a folha. Agradece enquanto os teus direitos são "violados" pois nem mereces o ar que respiras.

Destaques V+