Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amnistia Internacional

Famílias separadas na fronteira. EUA perderam "discernimento"

19 jun, 2018 - 15:09

Administração Trump tem em marcha uma política de “tolerância zero” para com os imigrantes que atravessam a fronteira mexicana clandestinamente. Menores separados dos progenitores têm sido mantidos em jaulas.

A+ / A-

A Amnistia Internacional qualifica a situação na fronteira entre os Estados Unidos e México como “uma realidade alarmante” e acusa a administração de Donald Trump de “ter perdido a capacidade de discernimento”.

“É uma realidade alarmante. Separar famílias é contra todos os princípios de boa ética, de valores e até de direitos humanos”, defende o diretor da Amnistia Internacional, Pedro Neto, em declarações à Renascença.

A política de “tolerância zero” seguida por Trump para travar os imigrantes sem documentos tem levado à expulsão de milhares de pessoas, que são obrigadas a deixar os filhos em solo norte-americano. O caso conheceu novos contornos na segunda-feira, quando o site de investigação jornalística ProPublica publicou um vídeo onde se ouvem crianças a chorar pelos pais ou progenitores.

Enquanto os menores choram, ouve-se um agente da polícia a fazer piadas: “Bem, parece que temos uma orquestra aqui. Só falta o maestro.”

“Eles estão cegos, parece que perderam a capacidade de discernimento e de assumirem as responsabilidades por aquilo que está a acontecer", critica Pedro Neto, que enaltece o papel que a comunicação social e a sociedade civil têm desempenhado na denúncia destes casos. “[É importante] mostrar às pessoas aquilo que de facto está a acontecer, para elas não se deixarem enganar por aquele silogismo fácil e populista de Donald Trump”, acrescenta.

A administração norte-americana tem estado debaixo de fogo desde que o caso foi revelado numa investigação da Associated Press. Donald Trump já reagiu ao caso, dando como exemplo a crise de migrantes no Mediterrâneo.

Em conferência de imprensa, o líder norte-americano prometeu que "os Estados Unidos não vão ser um campo de migrantes” e, no Twitter, apontou para o caso alemão, onde, segundo o presidente dos Estados Unidos, se tem verificado uma subida nas taxas de criminalidade – algo que é estatisticamente falso.

A gravação foi feita na semana passada, num centro de detenção de migrantes no Texas, por uma pessoa que pediu para não ser identificada com receio de sofrer retaliações. Segundo essa testemunha, as crianças teriam entre 4 e 10 anos e estariam no centro há menos de 24 horas. Os oficiais do consulado terão tentado consolar os menores com rebuçados e brinquedos, mas sem grande sucesso.

Desde abril, mais de 2.300 crianças foram separadas dos pais. As crianças são mantidas em jaulas, dentro de salas cujas luzes estão acesas o dia inteiro e onde existem casas de banho portáteis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    22 jun, 2018 15:39
    QQQ acredita em teorias da conspiração anti-semitas. Não merece ser apelidado de humano.
  • Anónimo
    21 jun, 2018 22:39
    "Falsidade" é negar a realidade. Emigre para os EUA e veja as coisas com os próprios olhos.
  • Falsidades
    19 jun, 2018 Lisboa 19:37
    Neste novo mundo de fake news, nunca podemos julgar as coisas como certas. Até as imagens propositadamente dramáticas de crianças a chorar em jaulas, alegadamente por terem sido separadas dos pais, afinal vem-se a saber que são fotos retiradas do contexto e que ilustram outras situações. São colocadas só para manipular e apelar ao sentimento. Tão sujo é o Trump, como os que praticam estes actos.
  • Qqq
    19 jun, 2018 Lisboa 16:44
    Desculpem mas parece mais propaganda do lobby da imigração em massa. A propublica é mais uma das "ONG" associadas a George Soros e a sua Open Societies Foundation. Paul Steiger, o presidente, é membro do Council of Foreign Relations, mais um think tank simultaneamente a favor da política de Guerra interminável e de fronteiras abertas. Chegou a hora de resolver os problemas dos países pobres nesses mesmos países. Abrir fronteiras não resolve nada.
  • Anónimo
    19 jun, 2018 16:20
    Trump deveria ser julgado por crimes contra a humanidade! E a escumalha que ainda o defende devia ser internada!

Destaques V+