Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA preparam-se para abandonar Conselho de Direitos Humanos da ONU

19 jun, 2018 - 17:10

A confirmar-se, a decisão surge numa altura em que Trump tem sido criticado pelas suas políticas anti-imigração. Washington tem sido muito critico do organismo, que acusa de preconceitos contra Israel.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai anunciar a retirada do seu país do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, avança a Reuters.

O anúncio oficial do Presidente deverá ser feito esta tarde pelo Departamento de Estado de Washington às 17h locais, 22h em Lisboa. Segundo a Bloomberg, serão o secretário de Estado Mike Pompeo e a embaixadora dos EUA junto da ONU, Nikki Haley, a fazê-lo.

A Reuters cita uma fonte do Governo americano, mas a notícia também está a ser avançada por outros órgãos de informação americanos, citando múltiplas fontes.

A confirmar-se, a decisão surge numa altura em que a administração de Donald Trump tem sido alvo de críticas pelo organismo da ONU, devido à polémica política de imigração de "tolerância zero", que tem visto crianças separadas dos seus pais e familiares e presas em celas de centros de detenção para migrantes.

A par disso, as relações entre os EUA e o Conselho dos Direitos Humanos têm sido tensas desde a tomada de posse de Trump, com Washington a criticar várias vezes a alegada tendência anti-israelita do organismo, bem como o facto de incluir entre os seus membros Estados com um historial de abusos neste campo.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU é composto por 47 países, eleitos por mandatos de três anos, e tem por missão defender e promover os direitos humanos a nível mundial, investigando suspeitas de violações dos direitos humanos em países membros da organização.

Atualmente fazem parte do conselho países com um registo problemático ao nível dos direitos humanos, entre eles a República Democrática do Congo, Afeganistão, China, Arábia Saudita e Cuba.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    19 jun, 2018 aveiro 19:51
    Se amanhã este rastilho de pólvora chamado Trump, declarar uma 3ª,guerra Mundial não ficarei espantado.

Destaques V+