Tempo
|
A+ / A-

Histórico. Aperto de mão de Trump e Kim Jong Un

12 jun, 2018 - 02:04

"Não foi fácil chegar aqui", disse líder norte-coreano. Trump mostrou-se confiante que os dois países terão "uma relação tremenda".

A+ / A-

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentaram-se à entrada da cimeira que está a decorrer na cidade-estado de Singapura. O aperto de mão durou alguns segundos, com poucos sorrisos e uma breve troca de palavras.

Os dois líderes aparentavam estar algo tensos antes de caminharem em conjunto até à sala de reuniões.

Já dentro da sala de reuniões no Hotel Capella, os dois líderes falam aos jornalistas e deixam breves comentários: “Não foi fácil chegar aqui. Houve obstáculos, mas todos foram ultrapassados e estamos aqui”, disse Kim Jong-un. Já Trump prevê que os dois países vão ter "uma relação tremenda, não tenho dúvidas”.

Sentados nas respetivas cadeiras voltaram a cumprimentar-se para as câmaras.

Seguiu-se um encontro a dois, só com tradutores, de pouco mais de meia hora, e já decorre a reunião aberta às respetivas equipas de negociadores. Entre os presentes estão, entre outros, Mike Pompeo, secretário de estado norte-americano, e John Bolton, conselheiro para a segurança nacional, mas também Kim Yong-chol, o general que preparou a cimeira, e Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un, e que é uma das negociadoras-chave, já depois de ter sido decisiva para o entendimento com a Coreia do Sul para os entendimentos relativos aos Jogos Olímpicos de Inverno.

[Atualizado às 02h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+