Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira de Singapura

EUA/Coreia do Norte. Leia aqui o texto da declaração conjunta

12 jun, 2018 - 08:58

Donald Trump e Kim Jong-un assinaram esta terça-feira um documento que prevê a desnuclearização total da península coreana.

A+ / A-

Uma cimeira histórica, uma declaração histórica. Os Presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte apertaram as mãos e entenderam-se quanto ao futuro das relações entre os dois países.

No final da cimeira, em Singapura, os dois líderes assinaram uma declaração conjunta, cujo texto não foi logo conhecido, mas que agora já foi divulgado. Leia tudo aqui:

"O Presidente Donald J. Trump dos Estados Unidos da América e o Presidente Kim Jong-un da República Democrática da Coreia do Norte (DPRK) realizaram uma primeira cimeira histórica em Singapura a 12 de Junho de 2018.

O Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un tiveram uma troca de opiniões abrangente, aprofundada e sincera em assuntos relacionados com a implementação de novas relações entre os Estados Unidos e a DPRK e a criação de um regime de paz robusto e duradouro na Península Coreana. O Presidente Trump comprometeu-se a dar garantias de segurança à DPRK e o Presidente Kim Jong-un reafirmou o seu compromisso firme e inabalável da completa desnuclearização da Península Coreana.

Convencido de que a implementação das novas relações entre os Estados Unidos e a DPRK contribuirão para a paz e prosperidade da península coreana e do mundo, e reconhecendo que a criação de uma confiança recíproca pode promover a desnuclearização da península coreana, o Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un admitem o seguinte:

  1. Os Estados Unidos e a DPRK (sigla inglesa para República Popular Democrática da Coreia) comprometem-se a estabelecer novas relações entre a DPRK e os EUA, de acordo com o desejo do povo das duas nações quanto à paz e à prosperidade;
  2. Os Estados Unidos e a DPRK juntarão esforços no sentido de criar um regime de paz estável e duradouro na península coreana;
  3. Reafirmando a Declaração de Panmunjom, de 27 de Abril deste ano, a DPRK compromete-se a trabalhar na total desnuclearização da península coreana;
  4. Os Estados Unidos e a DPRK comprometem-se a recuperar os prisioneiros de guerra e soldados desaparecidos, incluindo a repatriação daqueles já identificados.

Reconhecendo que a cimeira dos EUA-DPRK – a primeira na história – foi um evento histórico de grande importância para ultrapassar décadas de tensões e hostilidades entre os dois países e para a abertura de um novo futuro, o Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un comprometem-se a implementar rapidamente e por inteiro as condições desta declaração conjunta.

Os Estados Unidos e a DPRK comprometem-se a negociações subsequentes lideradas pelo Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e por um representante de alto nível da DPRK, na data mais próxima possível, para implementar as conclusões da cimeira entre os Estados Unidos e a DPRK.

O Presidente Donald J. Trump dos Estados Unidos da América e o Presidente Kim Jong-un da Comissão de Assuntos Estatais da República Democrática da Coreia do Norte comprometeram-se a cooperar no desenvolvimento de novas relações entre os dois países e na promoção da paz, prosperidade e segurança da península coreana e do mundo."

Do aperto de mão à palmada nas costas. As imagens do encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un
Do aperto de mão à palmada nas costas. As imagens do encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+