Tempo
|
A+ / A-

Liturgia

Secretariado nacional publica "Lectio Divina" para adolescentes e jovens e "Directório 2019"

11 jun, 2018 - 12:46 • Ecclesia

"A Lectio Divina não é acção especializada dos monges, mas de toda a Igreja, e condição necessária para que a Palavra frutifique em nós”, diz o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

A+ / A-

O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL) já tem disponível o "Directório Litúrgico" para o próximo ano pastoral 2019 e também o livro "Lectio Divina: Adolescentes e Jovens em Adoração", da Pastoral Juvenil Vocacional de Bragança-Miranda.

O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) de Portugal, D. José Cordeiro, explica que partilham “uma boa prática evangelizadora com os adolescentes e jovens” depois de “provocados pelo dinamismo” que o Papa Francisco incutiu na preparação do próximo Sínodo dos Bispos, sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

“A Lectio Divina não é acção especializada dos monges, mas de toda a Igreja, e condição necessária para que a Palavra frutifique em nós”, escreve o também bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, na apresentação da obra.

Num comunicado enviado hoje à agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional da Liturgia de Portugal informa que o livro tem 36 temas e o esquema apresentado segue o guião essencial: lectio – “o que é que diz o texto bíblico?”, meditatio – “o que é que nos diz o texto bíblico?”, oratio – “que dizemos ao Senhor em resposta à sua Palavra?”, e contemplatio – “qual conversão da mente, do coração e da vida nos pede o Senhor?”.

“Conscientes de que não há pastoral juvenil vocacional sem oração, desde 2011 celebra-se nas noites de segunda-feira da Quaresma a Lectio Divina com os adolescentes e com os jovens. Iniciámos na igreja catedral (…) Depois passámos a outras igrejas das Unidades Pastorais da Diocese, especialmente à igreja do seminário de S. José”, contextualiza D. José Cordeiro sobre a nova publicação ‘Lectio Divina: Adolescentes e Jovens em Adoração’.

Como preparação para o próximo ano litúrgico-pastoral, o SNL realça ainda que já tem disponível o "Directório Litúrgico 2019".

No livro, que também está no sítio online do secretariado, encontram-se informações para a celebração eucarística e o Ofício Divino de Portugal e Cabo Verde.

O "Directório Litúrgico 2019" contém informação completa de âmbito nacional e para cada diocese, congregação ou Instituto Religioso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+