Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU pede proteção para refugiados

11 jun, 2018 - 18:48

O barco Aquarius transporta a bordo 629 migrantes resgatados nas últimas horas. Itália e Malta recusaram entrada no respetivo país.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pede aos Governos europeus que respeitem o direito internacional e protejam os refugiados e migrantes, após a decisão de Itália e Malta de não permitirem o desembarque do barco Aquarius.

"Tenho estado sempre extremamente preocupado com o facto de o espaço para a proteção de refugiados na Europa poder estar a reduzir-se", disse Guterres, quando questionado sobre a posição italiana em relação a esta embarcação, que tem mais de 600 migrantes a bordo e que será, afinal, acolhida por Espanha.

O líder das Nações Unidas disse que os países "têm direito a gerir as suas fronteiras" e a "definir as suas próprias políticas de migração", mas instou-os a fazê-lo "de forma sensível à proteção" e "no pleno respeito da legislação internacional sobre refugiados".

O barco Aquarius, da organização não-governamental francesa SOS Méditerranée, transporta a bordo 629 migrantes resgatados nas últimas horas, dos quais 123 são menores não acompanhados, 11 crianças pequenas e sete mulheres grávidas.

A embarcação navegava sem destino no mar Mediterrâneo, depois de Itália e Malta se terem negado a recebê-la nos seus portos, mas esta segunda-feira o novo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que poderá atracar em Espanha.

"É nossa obrigação ajudar a evitar uma catástrofe humanitária e oferecer 'um porto seguro' a estas pessoas, cumprindo dessa forma as normas de Direito Internacional", indicou o Governo espanhol em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+