Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vêm aí mais greves nos comboios

09 jun, 2018 - 14:53

Desta vez há serviços mínimos. Em causa está novamente a questão do agente único.

A+ / A-

A CP prevê supressões e atrasos nos comboios na terça e quarta-feira, devido à greve que foi anunciada.

Em comunicado, a empresa diz que apesar do Tribunal Arbitral ter decretado serviços mínimos, a greve deverá afetar todos os serviços, à exceção dos urbanos do Porto, nos dias 12 e 13 de junho.

Ouvido pela Renascença, José Manuel Oliveira, da Federação do Sindicato dos Transportes, critica o recurso a serviços mínimos e espera que a greve tenha um grande impacto: “Consideramos os serviços mínimos extremamente excessivos, porque não têm em conta o que está previsto na lei, da salvaguarda do direito à greve como direito fundamental, mas cremos que vamos continuar a ter um impacto grande”.

O sindicalista explica ainda que em causa está a decisão do governo de reduzir de dois para um os agentes que garantem a segurança nos comboios.

“Exigimos do Governo que garanta que em Portugal, no presente e no futuro, a operação ferroviária no transporte de passageiros e de mercadorias com dois trabalhadores, um maquinista e outro com funções de revisão e apoio à segurança e aos passageiros”, explica.

A administração da CP já veio dizer que mantém os dois agentes nas viagens, mas os sindicalistas querem garantias do governo para o futuro. “Estamos à beira de entrar num processo de liberalização em que a pressão para a redução de custos vai ser imensa e o que hoje muitos garantem não acontecerá, não sabemos se no futuro, com o aparecimento de novos operadores, não vão procurar reduzir os custos de operação com a redução de trabalhadores.”

A paralisação é convocada por várias organizações sindicais, que por altura do São João repetem o protesto no norte do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    09 jun, 2018 TERRADOMEIO 16:03
    A CP até pode aproveitar os serviços mínimos para testar aqueles novos espelhos que andam a instalar "experimentalmente" no exterior das cabines dos "agentes" maquinistas...

Destaques V+