Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ser amigo do ambiente dá bónus. Plástico usado vai valer senhas de supermercado

07 jun, 2018 - 08:03

Este é um dos incentivos propostos pelo Governo para promover a reciclagem.

A+ / A-

Vai ser possível trocar plástico usado por senhas de supermercado. Em entrevista à Renascença, o secretário de Estado do Ambiente diz que é um dos projetos-piloto a avançar já no próximo ano e que o Governo apresenta esta quinta-feira.

Vão ser instaladas unidades de recolha em pontos de grande venda de plásticos, como supermercados ou áreas de serviço. As embalagens são colocadas em máquinas, que as identificam e pesam, depois emitem senhas para descontar em compras.

“Gostaríamos de incentivar a questão voluntária nas grandes metrópoles, onde há grande áreas comerciais e onde poderíamos recolher grandes quantidades. Este é um projeto que gostaríamos que já pudesse ter alguma expressão no segundo semestre de 2019”, revela Carlos Martins.

O mesmo responsável revela outras ideias que quer aplicar: em vez de ter um plástico para a garrafa, outro para a tampa e outro para o rótulo, tudo deve ser reduzido a um único composto, para simplificar o tratamento dos resíduos; na restauração, o desafio é trazer de volta o vidro para as mesas, criar um guia de boas práticas e oferecer isenções fiscais a quem utilizar materiais reciclados.

Nestas declarações, o secretário de Estado do Ambiente antecipou o relatório do grupo de trabalho sobre plásticos, que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) torna público na Fundação Calouste Gulbenkian, esta quinta-feira.

Segundo o Eurostat, Portugal contribuiu para a fatura do desperdício de plástico global com 370 toneladas anuais - uma média de 31 quilos por pessoa. É um número acima da média europeia, mas muito longe dos países do Sudeste Asiático, nomeadamente da China.

Como viver sem lixo?
Como viver sem lixo?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    07 jun, 2018 Setúbal 16:32
    e os ecopontos vão sair das cidades? porque se não vai haver vandalismo no ecoponto do plástico para ter acesso a essa troca e até mesmo quem faz reciclagem para não ficar prejudicado deixa de fazer no ecoponto e faz na troca de tikets será a solução ideal? '
  • 07 jun, 2018 palmela 11:34
    Medidas muito pobrezinhas! As grandes superficies nao precisavam vender tanta coisa embalada por exemplo a carne se tem um talho dentro dos espacos porque raio se tem de vender carne embalada? Ha montes de coisas que os senhores das grandes superficies podiam evitar e contribuir para um mundo sem plastico! Nao existe regulamentacao para nada porque sao eles que mandam nos governos!
  • Paulo Fernandes
    07 jun, 2018 Montijo 08:56
    É tão simples resolver o problema das garrafas de plástico, na Holanda onde vivi 17 anos essas garrafas têm depósito como as de vidro, e todos os supermercados têm uma maquina onde são depositadas e sai uma senha com o valor para ser descontado na caixa, simples...

Destaques V+