Tempo
|
A+ / A-

Vai nascer uma terceira Loja do Cidadão em Lisboa

06 jun, 2018 - 11:42

O anúncio foi feito na Manhã da Renascença pela secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa.

A+ / A-

Lisboa vai contar com uma nova Loja do Cidadão. “Se tudo correr como previsto, no final deste ano”, avança Graça Fonseca, secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa.

“Vai abrir na zona do eixo central, ao pé do Monumental, no Mercado 31 de Janeiro. É uma zona muito central que vai dar resposta a novos serviços e conseguir dar nova capacidade de oferta de serviços públicos, complementando a das Laranjeiras”, acrescenta na Manhã da Renascença.

Nas Laranjeiras, o Governo pretende melhorar os serviços “nas áreas que têm mais procura, nomeadamente a Segurança Social, com um reforço e uma reengenharia daquilo que é hoje esse serviço”.

Estas são duas das 175 novas medidas apresentadas esta quarta-feira no âmbito do Simplex+2018. Destas, “o Governo está a destacar oito emblemáticas”, entre as quais o robô Lola (disponível, para já, só no Porto) e a fatura sem papel.

“É algo que vem sendo pedido pelas pessoas há muito tempo. As pessoas questionam-se muito frequentemente porque é que têm de ter este papel que já não guardam”, justifica a secretária de Estado.

Graça Fonseca explica que “a ideia é ter apenas uma fatura eletrónica”, que pode ser consultada em dois locais: no e-Fatura e no Portal das Finanças.

“Preciso de garantir dois aspetos: um, os direitos do consumidor: se eu quiser trocar um artigo preciso de ter o comprovativo e passo a tê-lo eletronicamente na minha área do Portal das Finanças”, indica. Aqui será possível encontrar “os dados da minha aquisição”.

Depois, é possível ainda aceder à fatura através do sistema de e-fatura, onde hoje já são armazenadas, mas sem detalhe.

Menos chatices na alfândega?

Outra das medidas anunciadas hoje e que o Governo destaca é “a simplificação do processo de desalfandegamento”, anuncia a governante.

“Sabemos que uma das áreas onde existem mais reclamações naquilo que é a relação com a autoridade tributária é a área aduaneira e das alfândegas, portanto, essa é uma das medidas emblemáticas 2018”, afirma Graça Fonseca.

O objetivo é “encurtar, por um lado, o prazo que demora entre o produto chegar e eu ter acesso ao [mesmo] e também eu conhecer o estado do processo online para saber onde está e quanto tempo é que posso esperar até poder ter o produto”, acrescenta.

A secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa esteve na Manhã da Renascença para falar sobre o lançamento do Simplex+2018, 11 anos depois do lançamento do primeiro programa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+