Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Robô Lola é uma das surpresas do Simplex+2018

06 jun, 2018 - 06:41

O novo programa inclui ainda fatura sem papel e a plataforma Qual@Escola, que permite aos pais ter acesso a informação sobre as escolas públicas da zona de residência.

A+ / A-

O Governo apresenta esta quarta-feira o programa Simplex+2018, que "traz novidades de simplificação" e um novo “funcionário”: o robô Lola.

A Lola é a nova assistente pessoal das Lojas do Cidadão. Trata-se de um robô que, nesta primeira fase, vai estar disponível apenas no Porto e que vai interagir com o utente, no sentido de o encaminhar para o serviço adequado, conduzindo-o no interior da loja ao local pretendido.

Outra das medidas previstas é a fatura sem papel. Acaba a impressão e passa-se a utilizar somente um comprovativo eletrónico.

O Cartão para estrangeiros é outra das novidades do programa Simplex+2018: vai permitir associar ao processo de autorização de residência de estrangeiros a atribuição dos números de identificação fiscal, de Segurança Social e de Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O programa inclui ainda a Qual@Escola, que visa disponibilizar aos cidadãos uma plataforma de informação georreferenciada que permite aos pais ter acesso a informação sobre as escolas públicas da zona em função das ofertas e modalidades de ensino.

E há ainda a Central de Marcações do Estado, que disponibiliza agendamento online de serviços públicos. De acordo com o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, a medida "vai permitir que o utente, num mesmo portal, possa agendar as suas deslocações a diversos serviços do Estado para, por exemplo, renovar a Carta de Condução, renovar o Cartão do Cidadão ou Passaporte, ir a uma repartição de finanças ou mesmo marcar uma consulta".

Estas são algumas das medidas a apresentar ao início desta tarde, numa cerimónia onde vai estar o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Simplex+2017, “um balanço positivo”

A ministra Maria Manuel Leitão Marques faz "um balanço positivo" do programa Simplex+2017, que, na sua opinião, tinha "medidas de grande impacto".

Em termos de taxa de execução, ficou em linha com a dos anos anteriores, "entre 80% a 90%", afirmou à agência Lusa, acrescentando que algumas metas foram antecipadas, pelo que há “uma boa surpresa”.

Questionada sobre o que os portugueses podem esperar do Simplex+2018, a governante adiantou que o Governo está a "lançar medidas disruptivas".

O Simplex foi lançado em 2006 como um programa nacional para a simplificação administrativa e modernização dos serviços públicos. Em 11 anos, foram concretizadas mais de 1.200 medidas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+