Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Fenprof diz que ainda é possível evitar greve dos professores

05 jun, 2018 - 20:39

As contas do Governo para o descongelamento da carreira dos docentes - 600 milhões por ano - "são falsas", atira Mário Nogueira.

A+ / A-

Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), admite que ainda pode ser travada a greve dos professores às avaliações. Tudo depende de uma reunião com o Ministério da Educação, marcada para quarta-feira.

“Neste momento, o que está para acontecer é uma greve às avaliações. Também estão para acontecer negociações com o Governo. Amanhã [quarta-feira], iremos novamente suscitar a questão do tempo de serviço e se o Governo nos disser que vai cumprir aquilo com que se comprometeu, é só isso, a greve já não terá sentido”, afirma Mário Nogueira em declarações à Renascença.

Mário Nogueira reage ainda às contas apresentadas pelo primeiro-ministro, António Costa, esta terça-feira, no Parlamento. António Costa referiu 600 milhões de euros por ano para reivindicação salarial dos sindicatos, mas o dirigente da Fenprof diz que essas “contas são falsas”.

Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, receiam que os exames nacionais sejam afetados pelo braço de ferro entre Governo e professores.

“O que se nota é que a corda está muito esticada, quer do lado do Ministério da Educação quer do lado dos sindicatos. E isso vai ter consequências e efeitos negativos nas escolas, porque as notas não podem ser lançadas, os alunos não sabem se vão ou não a exame, outros não sabem se passaram ou não de ano, os diretores não podem formar turmas e nem sequer podem requisitar professores. O final de ano letivo pode ser caótico e, se isto não for resolvido a tempo e horas, o arranque do próximo ano letivo pode estar em perigo”, alerta Filinto Lima.

Mário Nogueira, da Fenprof, desvaloriza os receios quanto aos exames nacionais. Mário Nogueira diz que nesta altura essa decisão não foi tomada.

“Neste momento ainda não decidimos. Se houver greve aos exames ela terá de ser decretada com dez dias úteis de antecedência, terá que ir ao colégio arbitral e, provavelmente, vai acontecer como o ano passado e não tem nenhum destaque”, sublinha o sindicalista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+