Tempo
|
A+ / A-

Mercedes suspeita de manipular emissões em 750 mil veículos

04 jun, 2018 - 14:21

Ainda não se sabe se os motores em questão foram fornecidos pela Mercedes ou pela Renault. Governo alemão já está a investigar. O de França está atento.

A+ / A-

Num caso semelhante ao que, há dois anos, envolveu a Volkswagen, a fabricante da Mercedes-Benz, a Daimler, é suspeita de ter instalado aparelhos nos motores de 750 mil veículos da marca alemã para mascarar as emissões de CO2.

A revista alemã "Der Spiegel" avança que os Ministérios dos Transportes e da Justiça do país já uniram esforços para perceber se as emissões dos motores foram mesmo manipuladas e, em caso positivo, quem são os responsáveis.

O "Le Monde" diz que esta investigação preliminar pelas autoridades alemãs pretende apurar se estão perante um caso que deve juntar a Alemanha e França, isto porque a Daimler não é a única fornecedora de motores para equipar os veículos 1.6 da Mercedes. A par dela, também a Reunault, marca francesa, fornece motores a alguns modelos de Classe A, B, C e Vito da Mercedes.

Neste momento, as autoridades responsáveis estão a tentar apurar se os motores que sofreram alterações para mascarar emissões de dióxido de carbono foram fabricados pelos alemães ou se saíram de fábricas francesas.

A confirmar-se a manipulação de emissões, uma ou ambas as marcas poderão ser obrigadas a pagar multas de cerca de 5 mil euros por veículo, num caso que pode mesmo vir a ameaçar a imagem das empresas envolvidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+