Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália não pode ser "campo de refugiados" da Europa

03 jun, 2018 - 22:41

Matteo Salvini é o líder de um partido de extrema-direita e está no Executivo como ministro do Interior.

A+ / A-

O novo ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, de extrema-direita, defende que Itália não pode ser o "campo de refugiados" da Europa.

"A Itália e a Sícilia não podem ser o campo de refugiados da Europa", insistiu o líder da Liga, partido que, juntamente com o Movimento 5 Estrelas (M5S), apoiam o Governo liderado por Giuseppe Conte.

"Os bons tempos para os clandestinos chegaram ao fim: preparem-se para fazer as malas", avisou Matteo Salvini, considerando que o novo Governo de Itália "não tem uma posição de força" contra a imigração, "mas sim de bom senso".

O novo ministro falava em frente ao centro de receção de migrantes de Pozzallo, um porto na ponta sul da Sicília.

Pozzallo está na linha de frente do apoio a migrantes: é principalmente neste porto e nos do leste da Sicília (Augusta, Catania, Messina) que os navios militares e humanitários com migrantes resgatados ao largo da costa da Líbia chegam.

Matteo Salvini não estará na reunião dos ministros da Administração Interna da União Europeia, estando prevista a aprovação da moção de confiança ao Governo italiano, mas também já anunciou que se vai opor à reforma em curso, que considera "condenar" os países do Mediterrâneo.

Segundo a ONU, mais de 600 mil migrantes chegaram a Itália nos últimos cinco anos, mas os desembarques diminuíram 70% em 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 jan, 2019 17:49
    Então porque é que Salvini apoia Orban, que por sua vez acha que Itália devia ficar com os refugiados todos?

Destaques V+