Tempo
|
A+ / A-

Papa celebra missa com padres chilenos e procura sanar “rutura” na comunidade católica

02 jun, 2018 - 21:55

Francisco pediu fim da “cultura do abuso e do encobrimento” em carta enviada à Igreja Católica no Chile.

A+ / A-

O Papa celebrou uma missa com cinco sacerdotes do Chile, que se encontram no Vaticano desde sexta-feira, no segundo encontro com vítimas de abusos sexuais no país sul-americano.

A Santa Sé informou, em comunicado de imprensa, que o objetivo da iniciativa promovida por Francisco é “aprofundar a realidade vivida por uma parte dos fiéis e do clero chileno”.

“Com a ajuda destes cinco sacerdotes, o Papa procura remediar a rutura interna da comunidade. Assim será possível começar a reconstruir uma relação saudável entre os fiéis e os seus pastores, assim que todos tomem consciência das suas próprias feridas”, assinala a nota.

A Conferência Episcopal do Chile publicou esta semana uma carta do Papa Francisco à comunidade católica do país, na qual se pede o fim de uma “cultura do abuso e do encobrimento”.

A missiva surge na sequência das investigações em curso sobre atos de abusos sexuais, que já levaram o Papa a convocar os bispos chilenos ao Vaticano e a receber, em privado, um grupo de vítimas.

Francisco convida à criação de uma “cultura do cuidado e da proteção”, assumindo a “dor causada” a todos os que foram abusados e o compromisso de uma “conversão pessoal, comunitária e social”.

“Existiam situações que não sabíamos ver e ouvir. Como Igreja, não podíamos continuar a caminhar ignorando a dor dos nossos irmãos”, assinala.

O Papa Francisco decidiu promover uma nova investigação sobre eventuais casos de abusos sexuais na Igreja Católica do Chile, desta feita na Diocese de Osorno.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Vaticano, na véspera de uma nova série de encontros entre o pontífice e um grupo de vítimas.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, adiantou em comunicado que o Papa vai receber na Casa Santa Marta “um segundo grupo de vítimas” do padre Fernando Karadima e seus seguidores da paróquia do Sagrado Coração da Providência (“El Bosque”).

O Chile vai receber de novo a visita de D. Charles Scicluna e Mons. Jordi Bertomeu, os enviados especiais do Papa e responsáveis pelas investigações sobre alegados casos de abusos sexuais.

Os dois enviados estiveram no mês de fevereiro em Santiago do Chile e Nova Iorque, para recolher depoimentos.

Em abril, Francisco confessou “dor e vergonha” com os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero e religiosos no Chile, após ter recebido um relatório dos enviados a quem confiou uma investigação sobre estas situações.

Na sua viagem ao Chile e ao Perú, o Papa tinha reafirmado a sua confiança no bispo de Osorno (Chile), D. Juan de la Cruz Barros, nomeado em janeiro de 2015 para o cargo.

Este prelado tem sido contestado pelo clero local e por outros setores da sociedade chilena por ter, alegadamente, encoberto um caso de abuso sexual cometido por um sacerdote.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+