Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump defende taxas comerciais

02 jun, 2018 - 21:19

Líder norte-americano voltou ao Twitter para exigir justiça.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defende a decisão de Washington de impor taxas na importação de aço e de alumínio da União Europeia, Canadá e México, reiterando que os Estados Unidos devem ser tratados de “forma justa”.

“Os Estados Unidos devem ser tratados, finalmente, de forma justa no comércio. Se cobramos ZERO a um país para vender os seus produtos e se são cobrados 25, 50 ou mesmo 100% para vendermos os nossos produtos, isso é INJUSTO e é intolerável”, escreveu Trump, numa mensagem na rede Twitter, utilizando letras maiúsculas para acentuar a sua posição.

“Isso não é um comércio livre ou justo, é um comércio estúpido”, acrescentou Trump que, em março passado, tinha decidido isentar de taxas estes mesmos parceiros.

Esta declaração de Trump surge um dia depois da entrada em vigor das taxas às importações de aço (de 25%) e alumínio (de 10%) da União Europeia (UE), Canadá e México, uma decisão que fez disparar as tensões comerciais e gerou palavras de condenação e represálias.

A UE e o Canadá denunciaram a decisão dos Estados Unidos junto da Organização Mundial do Comércio (OMC), organismo que se tornou o árbitro deste diferendo, já caracterizado como uma guerra comercial.

O governo canadiano, liderado por Justin Trudeau, ameaçou impor direitos alfandegários à entrada de produtos norte-americanos por uma soma semelhante de 16,6 mil milhões de dólares canadianos (11 mil milhões de euros).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+