Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento chumba propostas de legalização da eutanásia

29 mai, 2018 - 17:58

Um total de 229 deputados foram chamados a votar, um a um, em cada projeto de lei. Havia quatro em debate, do PS, do BE, do PEV e do PAN.

A+ / A-
O essencial do debate que chumbou a legalização da eutanásia
O essencial do debate que chumbou a legalização da eutanásia

As quatro propostas apresentadas no Parlamento para despenalizar a eutanásia em Portugal foram chumbadas esta terça-feira por uma maioria dos deputados.

Um total de 229 deputados foram chamados a votar a favor, contra ou a absterem-se sobre quatro projetos de lei, apresentados pelo PS, o BE, o PEV e o PAN.

Cada deputado votou nominalmente em cada uma das propostas, à exceção do único legislador ausente, o parlamentar Rui Silva, do PSD, que se encontra no estrangeiro.

Os dois maiores partidos, PS e PSD, que somam 175 dos 230 assentos parlamentares, deram liberdade de voto aos seus deputados.

O diploma dos socialistas foi o que angariou mais votos favoráveis, mas não em número suficiente para ser aprovado na generalidade. Ao todo, houve 110 deputados a votarem a favor da proposta do PS, 115 votos contra e 4 abstenções.

O projeto do PAN conquistou 102 votos a favor, 116 contra e 11 abstenções. O do Bloco de Esquerda e o dos Verdes foram ambos chumbados por 117 deputados, contra 104 votos a favor e 8 abstenções.

O momento em que o Parlamento chumbou a eutanásia
O momento em que o Parlamento chumbou a eutanásia
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rita
    30 mai, 2018 lisboa 09:51
    Os únicos partidos totalmente contra EUTANASIA foram PCP e CDS os restantes votaram divididos pelo sim e pelo não.Esta luta foi uma telenovela para entreter a falta de projetos e vai continuar nas agendas politicas do BE;PS,PSD e PAN pelo sim.Vao voltar á carga como fizeram no ABORTO.A sociedade civil que se mobilize fortemente desde hoje ou vao perder a pr´xima batalha.O RIO fazia um grande favor em demitir-se pois parece um aliado de COSTA e não demonstrou capacidades de fazer OPOSIÇAO nem de TRIBUNO tem sido uma fraude e está a gerar um onda de repulsa e descontentamento nos eleitores continuando assim nas próximas eleições terá a maior derrota eleitoral do PSD em toda a sua existência.Rio a oferecer em bandeira uma pequena vitoria eleitoral ao PS?Rio está a aniquilar PSD.
  • 30 mai, 2018 00:46
    como e que as pessoas podem ter confiança num governo que quer matar pessoas!
  • 30 mai, 2018 00:44
    confiança naqueles que nos governam e pouca!
  • João Lopes
    29 mai, 2018 Viseu 21:52
    Todos os deputados do PSD que votaram pela eutanásia, Rio incluído, deveriam abandonar o PSD.
  • António dos Santos
    29 mai, 2018 20:13
    Ainda bem que os projectos não foram aprovados. Gostava de perguntar ao PS, PEV e BE, se os seus programas constava a eutanásia. Obviamente que não. Por isso, estes pseudo-deputados, estavam a violar o mandato que lhes foi conferido, nas eleições. Há que notar, que estes partidos, traíram os seus eleitores. Em vez deste crime que queriam aprovar, porque não apresentam um projecto de lei, com a finalidade de obrigar o governo, a criar mais centros e camas, para os paliativos, isto sim, é que era uma atitude honesta e defensora dos interesses dos doentes. ESTÁ NA ALTURA DE OS PARTIDOS SEREM SÉRIOS NO PARLAMENTO, ACABEM COM TANTA VIGARICE!
  • fanã
    29 mai, 2018 aveiro 19:07
    Parabéns aos opositores, ficaremos sem esta possibilidade de morte digna , sem Cuidados Continuados e Paliativos ao alcance de todos, continuaremos a morrer sem qualquer assistência de qualidade . A saber, que as duas opções não eram incompatíveis !...........Questão de direitos Humanos , puro e simplesmente !
  • 29 mai, 2018 18:50
    Ze pedro escutei os aplausos! Nao resisti sem aplaudir tambem!
  • 29 mai, 2018 18:39
    Que deus nos leve a todos quando ja nao fizermos falta! Deus e quem e quem escolhe nao compete ao homem subrepor a vontade de deus ! A providencia se encarrega de tudo ainda nao ficou ninguem pra semente!
  • Maria
    29 mai, 2018 Lisboa 18:30
    Um final feliz num dia deprimente!

Destaques V+