Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apelo às emissoras televisivas pede maior regulação dos programas de comentário desportivo

24 mai, 2018 - 15:12

Um conjunto de personalidades de várias disciplinas lamentou o clima de ódio em volta do futebol, fomentado pelos debates televisivos, que alegadamente moldam mentalidades.

A+ / A-

Um conjunto de personalidades de várias disciplinas lançou um apelo às emissoras televisivas, para que criem mecanismos de regulação ética aos debates sobre futebol e para que reduzam o tempo de exposição das "dimensões colaterais", com vista a fomentar o respeito e a tolerância.

"Nos últimos anos temos assistido a um desvirtuar total do desporto enquanto actividade de valores, de humanismo. A luta de palavras invadiu a normalidade dos noticiários e as agressões verbais tornaram-se a norma num ecossistema que parece alimentar-se dessa mesma violência", lê-se no apelo, assinado a 21 de maio.

Assinado por personalidades como Pedro Abrunhosa e com promotores como o bispo de Braga, Carlos Azevedo, o jornalista da Renascença Francisco Sarsfield Cabral e o escritor Richard Zimler, o apelo lamenta o facto de os programas de comentário desportivo levarem, ao limite do inimaginável o prazer do azedume, da acusação, da maledicência":

A "violência verbal" alimenta uma "voragem em que cada vez mais cidadãos se encontram" e atrai os jovens, muitos incapazes de resistir "à tentação dessa presença contínua nas televisões". Isto leva a que jovens e demais cidadãos sorvam "uma cultura que gera o ódio, que incita à violência e que desagrega a sociedade como um espaço de fraternidade e de paz". Ódio esse que "pode eclodir a qualquer momento".

Em nome das consequências "vistas nos últimos anos" e "nos últimos dias" e pela restituição da "dignidade aos telespectadores", o grupo de personalidades lança um apelo "aos canais televisivos para que criem mecanismos de regulação ética que enquadrem estes debates, e para que reduzam o tempo de exposição das dimensões colaterais ao futebol, fomentando uma cultura de respeito e de tolerância".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+