Tempo
|
A+ / A-

​Morreu ilustrador William Vance, criador da série "XIII"

15 mai, 2018 - 00:47

William Vance era considerado "um dos últimos mestres da BD belga".

A+ / A-

O ilustrador belga de banda desenhada William Vance, cocriador, com Jean van Ham, da série de culto "XIII", morreu na segunda-feira aos 82 anos, anunciou o seu editor.

"O meu amigo William Vance morreu na segunda-feira à noite. Vais fazer-me muita falta, meu velho leão", escreveu na sua conta no Twitter Yves Schlirf, das edições Dargaud Benelux.

William van Cutsem, que assinava como William Vance, nasceu na região de Bruxelas, em 8 de setembro de 1935.

William Vance, que, segundo o jornal L´Echo, era "um dos últimos mestres da BD belga", colaborou, a partir de 1962, com o Jornal do Tintim.

Vance ilustrou 18 tomos da série "Bob Morane", entre 1969 e 1979, com história de Henri Vernes.

Mas foi com a série "XIII", criada em 1984, que o ilustrador ganhou notoriedade.

Esta BD, de ação contemporânea, que narra as múltiplas aventuras de um amnésico perseguido por matadores, em busca da sua identidade, vendeu mais de 14 milhões de exemplares.

Entre 1984 e 2007, Vance ilustrou 18 dos 19 primeiros volumes, antes de abandonar o desenho, em 2010, por sofrer de doença de Parkinson.

A série teve continuação a partir de 2011, com história de Yves Sente e ilustração de Youri Jigounov.

Segundo a editora Dargaud Benelux, os álbuns de "XIII" foram publicados em mais de 20 países. Foram também adaptados para duas séries de televisão, em 2008 e depois em 2011.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+