Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O "outdoor" é uma arma contra a falta de alojamento para os universitários em Lisboa

15 mai, 2018 - 22:39

Associação Académica de Lisboa exige uma estratégia para resolver o problema da falta de alojamento estudantil na capital.

A+ / A-

A Associação Académica de Lisboa instalou um “outdoor” de protesto, com a cara do ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, por causa da falta de alojamentos para os alunos.

A estrutura instalada na Cidade Universitária em Lisboa intriga quem por ali passa. Onde se vai realizar esta terça feira o arraial académico, pode-se ler num cartaz “Arrenda. Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nº1 em desalojamento académico”.

É um protesto da Associação Académica de Lisboa, liderada por João Pedro Louro, que procura assim chamar a atenção dos dirigentes e do governo para um dos principais problemas que atinge os estudantes na capital.

“É fundamental que haja uma estratégia clara e integrada entre as autarquias, as instituições de ensino superior e o Governo. Só assim vamos conseguir resolver o problema da falta de alojamento estudantil na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente no concelho de Lisboa”, afirma João Pedro Louro.

“Não nos parece razoável que, unilateralmente, a Câmara de Lisboa tente resolver o problema sozinha, parece-nos que é preciso uma resposta séria governamental. Sabemos que amanhã [quarta-feira] haverá o anúncio de um programa de alojamento por parte do Governo, mas a verdade é que os alunos estão cansados dos anúncios constantes”, sublinha.

Os estudantes que vêm para Lisboa queixam-se de não ter muitas hipóteses de escolha para alojamento, com ofertas como quartos por 700 euros, denuncia João Tito Gouveia, um estudante da Madeira.

Uma estrutura semelhante foi também instalada na Semana Académica do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    16 mai, 2018 00:33
    Graças ao capitalismo selvagem e à especulação imobiliária Lisboa vai ficar tão cara como Paris ou Londres. Só que os parisienses e os londrinos ganham bem mais que os lisboetas.

Destaques V+