|
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da actualidade em debate aos sábados, às 9h30. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Ter 40 anos hoje em Portugal - 12/05/2018
Da Capa à Contracapa - Ter 40 anos hoje em Portugal - 12/05/2018

Da Capa à Contracapa

Ter 40 anos hoje em Portugal

12 mai, 2018


Esta semana, tentamos conhecer melhor a geração dos que têm hoje entre 40 e 50 anos, os que vivem entre o passado e o chamado “novo futuro”. São convidados Maria João Valente Rosa, diretora da Pordata, e o escritor e habitual comentador da Renascença, Jacinto Lucas Pires, que nasceu em 1974.


Pertencem à chamada população ativa e na maioria têm mais qualificações que os pais. Seguiram uma profissão e por terem uma carreira tiveram menos filhos e mais tarde.

Cuidam dos filhos, alguns já adolescentes… Muitos olham também pelos pais.

Têm mais 20, 25 anos de trabalho pela frente e imaginam que um dia terão a tal pensão merecida que lhes assegure a reforma. Até porque a sua esperança de vida provavelmente rondará o dobro da sua idade agora.

Eles nasceram por volta de 74. E por isso, ao longo das suas vidas, só conheceram a democracia e a liberdade.

São os chamados “filhos da Revolução”.

O Da Capa à Contracapa é um espaço de debate para conhecer melhor os portugueses, Portugal e o mundo, numa parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Pode ouvir na Renascença aos sábados, às 9h30. Ou, sempre que quiser, em podcast ou em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.