Tempo
|
A+ / A-

Governo garante que GIPS vai ter todos os meios necessários

09 mai, 2018 - 13:22

Fonte do ministério da Administração Interna garantiu que o grupo vai ter todo o material e lembrou que, este ano, o grupo vai crescer em número e abrangência.

A+ / A-

Governo assegurou esta quarta-feira que os novos elementos do Grupo Especial de Combate Contra Incêndios, parte integrante Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, que concluem a formação a 15 de maio, serão dotados dos equipamentos de proteção individual necessários ao combate aos fogos.

O comandante do Grupo Especial de Combate Contra Incêndios da GNR, Cura Marques, afirma num 'email' interno a que o jornal Público teve acesso que "não tem meios necessários" básicos, como luvas, fatos, telemóveis, carros ou computadores, para trabalhar no combate aos incêndios.

Fonte do Ministério da Administração Interna (MAI) sublinha que "tudo está a ser feito para o garantir [a disponibilidade do equipamento]".

A mesma fonte, em declarações à agência Lusa, adianta que as "viaturas atualmente existentes permitem o início da missão", adiantando ainda que o "dispositivo será progressivamente reforçado, com entregas periódicas pelos fornecedores de novas viaturas, destinadas ao ataque inicial e ao ataque ampliado e contratadas a 9 de abril".

O MAI lembra que o GIPS duplica, este ano, a sua capacidade em meios humanos e alarga a sua intervenção a todo o território nacional.

No 'email' interno a que o jornal Público teve acesso, o major Cura Marques, admite que, a uma semana de terminarem a formação, os GIPS "ainda não têm equipamento de proteção individual (EPI) não têm luvas, carros, rádios, telemóveis, computadores ou impressoras, nem sequer condições de descanso em todos os centros de meios aéreos onde vão ficar sediados".

De acordo com o Público, o major Cura Marques terá escrito o 'email' para informar os formandos, que terminam na próxima semana a formação e serão colocados em 33 centros de meios aéreos espalhados pelo país, de forma a "evitar algumas confusões".

"Para complicar mais um bocado a nossa vida falta ainda dizer-vos o ponto de situação sobre material e viaturas. Rádios, telemóveis, computadores, impressora... Não existem", escreve o major, acrescentando que "existem alguns [rádios] usados, que talvez possam utilizar".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Catarina Lopes
    09 mai, 2018 Porto 15:20
    Este ministro gera antipatia, tem ar de incompetente, mentiroso e de uma prepotência enorme, em anteriores governos foi medíocre... o Costa gosta muito de ranhosos.

Destaques V+