Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IMI a triplicar para mais de oito mil proprietários de casas devolutas

08 mai, 2018 - 07:38

Lisboa e Coimbra estão entre as autarquias que decidiram aplicar taxa agravada sobre imóveis em ruínas ou vazios há mais de um ano.

A+ / A-

Em abril, 8.239 proprietários pagaram o imposto municipal sobre imóveis (IMI) com um valor elevado. Três vezes mais do que seria suposto. Isto, porque as habitações que possuem estiveram vazias durante mais de um ano ou estão em ruínas.

É a nova taxa agravada do IMI, a que aderiram este ano (para o imposto relativo a 2017) várias autarquias.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo “Diário de Notícias”, que cita a Autoridade Tributária e Aduaneira para informar que foram 54 os municípios a taxar o IMI a triplicar, entre os quais Barreiro, Coimbra, Faro, Funchal, Gondomar, Setúbal, Leiria, Lagos, Lisboa e Vila Real.

"Foi comunicada a majoração da taxa prevista no n.º 3 do artigo 112.º do Código do IMI (prédios devolutos ou em ruínas) por 54 municípios", indica o Ministério das Finanças na resposta ao DN/Dinheiro Vivo.

“Este número compara com as duas dezenas de municípios que fizeram esta opção no ano passado, ou seja, mais do que duplicaram este tipo de situações”, acrescenta o comunicado.

A taxa de IMI a aplicar em cada ano é da responsabilidade das autarquias e tem de estar dentro do intervalo entre 0,3% e 0,45%. No caso dos prédios devolutos ou em ruínas, as Câmaras devem informar o fisco de que pretendem aplicar o triplo do valor – uma possibilidade prevista há alguns anos no Código do IMI, mas que ganhou nova vida em 2016, quando as empresas fornecedoras de água, eletricidade e gás ficaram obrigadas a comunicar às autarquias a lista da ausência de contratos de fornecimento ou de consumos muito baixos.

A taxa a triplicar do IMI exclui as segundas habitações.

O IMI pode ser pago numa só prestação (em abril) ou em mais (julho e novembro), dependendo do montante em causa.

Casas devolutas na mira

As habitações devolutas estão também contempladas no projeto de lei do PS para a lei de bases da habitação – no fundo, um pacote de medidas a que o Governo chama nova geração de políticas da habitação, parte delas destinadas a corrigir os impactos da lei das rendas, feita pela coligação PSD-CDS.

Entre as medidas previstas está a requisição, para arrendamento, de casas privadas que estejam vazias ou abandonadas há mais de cinco anos.

O presidente da Associação Lisbonense dos Proprietários reagiu considerando que tal proposta “é inconstitucional” e “típica de um estado totalitário”.

No habitual espaço de comentário da Manhã da Renascença, João Taborda da Gama considerou que, antes de usar as casas de proprietários privados, o Estado tem de esgotar tudo “aquilo que pode fazer”, o que ainda não aconteceu. Só então poderá “em medidas que sejam invasoras da propriedade privada”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos oliveira
    25 mar, 2019 braga 12:16
    Não inventem. Isto chama-se abuso de poder e vai trazer maus resultados. É uma medida comunista, bolchevique.A compra de imóveis vai sofrer um revês. Se o governo quer dar casa às pessoas, pois que dê. Não pode é obrigar as pessoas a arrendar. O direito de propriedade embora tendo função social é sagrado. Quem quiser arrendar arrenda, quem não quiser não arrenda.
  • Vasco
    09 mai, 2018 Viseu 13:06
    Acho muitíssimo bem, em contrapartida deveriam isentar e até subsidiar para eventuais obras a realizar, os proprietários de apartamentos e ou vivendas de luxo, casas de praia e afins, sendo que este eventual subsídio, deveria maximizado no caso de essas pessoas possuírem em simultâneo automóveis topo de gama, iates,irem gozar férias por esse mundo fora etc. etc.
  • Norberto
    08 mai, 2018 lisboa 15:54
    De forma diferente regressou o PREC vermelho .Temos por exemplo governo e camara de Lisboa com governança de extrema esquerda no que podem e não hostilize Bruxelas.As brigadas revolucionárias vagueiam,infiltram-se pelo País e fazem o seu papel de ocupas e aumento impostos.
  • pedro
    08 mai, 2018 Lisboa 08:54
    Mais um ataque ao Direito á propriedade privada, aos proprietários em geral !!! esta esquerdalha gonçalvista que está no poder não percebe que a carga fiscal ja é muito elevada e, é uma das razões do investimento ser muito baixo …. a seguir vai ser acabar com o alojamento local!!! não tens capital, pagas mais impostos, se ganhas algum com o AL, não podes!!!! por isso é que este país nunca vai sair do pelotão dos últimos da europa …..

Destaques V+