Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Papa pede fim da violência e vingança na República Centro-Africana

06 mai, 2018 - 12:36

Francisco apela a orações pela paz no país em estado de guerra.

A+ / A-
​Papa pede fim da violência e vingança na República Centro-Africana
​Papa pede fim da violência e vingança na República Centro-Africana

O Papa Francisco pediu este domingo o fim da violência e da vingança na República Centro-Africana, depois dos últimos ataques que fizeram inúmeras vítimas no país, entre as quais um sacerdote.

Francisco fez o pedido depois de rezar a oração “Regina Coeli” - oração rezada pelos católicos durante a época pascal, substituindo a oração do Angelus -, na praça de São Pedro, no Vaticano.

O Papa convidou os fiéis a rezarem pela população da República Centro-Africana, que disse "levar no coração, depois da grave violência dos últimos dias que deixou inúmeros mortos e feridos, entre os quais um sacerdote".

Francisco visitou a República Centro-Africana em novembro de 2015.

Albert Toungoumale Baba é o padre que morreu num ataque a uma Igreja Católica na capital, Bangui.

"O senhor, com a intercessão da Virgem Maria, ajude a todos a não decidirem pela violência e pela vingança, mas para construírem juntos a paz", sublinhou.

Os últimos ataques dos rebeldes afetaram integrantes das forças das Nações Unidas em Bangui. Pelo menos, 19 pessoas foram mortas e 98 ficaram feridas na onda de violência sectária na capital da República Centro-Africana, Bangui, com alvos que incluíram uma igreja, uma mesquita e instalações de saúde.

A República Centro-Africana vive um complicado processo de transição desde que, em 2013, os rebeldes Séléka derrubaram o Presidente François Bozizé, levando a uma onda de violência entre muçulmanos e cristãos, causando milhares de mortos e obrigando um milhão de pessoas a abandonarem os seus lares.

O contingente militar português que integra uma missão de paz internacional no país já foi alvo de vários ataques, que provocaram feridos ligeiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+