Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pelo interior de Portugal até Compostela. Há mais um “Caminho de Santiago” para percorrer

04 mai, 2018 - 12:56 • Rosário Silva

A partir de maio, há mais um Caminho de Santiago, com passagem pelo interior do país. De Évora a Trancoso são 390 quilómetros, quase sempre por caminhos de campo. O percurso é apresentado esta sexta-feira, em Évora, com a presença do Presidente da República.

A+ / A-

Tinta, pinceis e muito cuidado para não danificar o património. Os últimos dias de trabalho de Rita Laranjo e da sua equipa têm sido de entusiasmo e muita azáfama para que no concelho de Estremoz possa estar tudo pronto para começar a receber os peregrinos dos Caminhos de Santiago.

“No centro histórico, a marcação é provisória com umas setas pintadas a amarelo”, explica à Renascença a arqueóloga da câmara municipal de Estremoz. “A nossa ideia é colocar, no futuro, umas placas em mármore da região, com a concha ou vieira e indicação do caminho que devem seguir”, adianta.

Para chegar aqui foi feito todo um trabalho de pesquisa para recuperar parte da história deste caminho há muito esquecido, e que agora é devolvido às populações.

Por várias razões “o nosso caminho não segue as rotas originais, da época medieval, mas temos um percurso por campo, por terra batida, em que o peregrino pode ir de forma segura e desfrutar da paisagem”, assegura Rita Laranjo.

Mas Estremoz é apenas um dos concelhos a integrar este projeto. Há vários anos que em Portugal a Associação Peregrinos Via Lusitana procura reestabelecer o Caminho de Santiago, designadamente o chamado percurso “Via Portugal Nascente”, com origem no Algarve (Tavira) até Trancoso, no distrito da Guarda. O projeto avança com o apoio do Turismo de Portugal e todos os municípios e dioceses envolvidas. A primeira fase, que reconstrói esta “Via Portugal Nascente”, liga Évora a Trancoso, ao longo de 19 etapas e numa distância de 390 quilómetros.

“O objetivo é chegar a Santiago de Compostela pelo interior do país”, num percurso que se baseia “no trabalho de arqueológos e que tenta seguir o mais possível as vias romanas”, explica à Renascença, João Melo.

O responsável pela Associação Peregrinos Via Lusitana refere que o projeto está dividido em duas fases, “a primeira que liga Évora a Trancoso” e segunda fase que “esperamos esteja concluída no final do ano e que vai fazer a ligação de Tavira a Évora”.


Caminho português a crescer

Com inúmeras vontades e parcerias, concretiza-se um plano há muito pensado e desejado, numa altura em que cresce o número de peregrinos de muitas nacionalidades que percorrem, a pé, os Caminhos de Santiago até à Catedral de Compostela.

“O Caminho português está a crescer”, reconhece João Melo que defende a melhoria da qualidade dos caminhos portugueses. “Há muitas zonas onde existe um excesso de alcatrão, um excesso de carros, com zonas perigosas e há que dignificar essas zonas que precisam de melhoramento”, acrescenta.

Para chegar a esta fase, foi imprescindível a colaboração do museu municipal de Estremoz que desenvolveu um trabalho de investigação e de estudo de alternativas no terreno. O resultado é um trajeto marcado quase sempre por caminhos de campo, onde o contacto com a natureza convida à descoberta do lado espiritual da pessoa.

“Temos aqui um espaço de silêncio onde a espiritualidade se conjuga com a natureza”, certifica à Renascença, Hugo Guerreiro, responsável do museu municipal e que esteve na linha da frente da candidatura dos afamados Bonecos de Estremoz a Património da Humanidade.

“Mais do que uma perspetiva religiosa, católica, há muita gente que faz o caminho apenas com motivações espirituais, para se encontrar consigo mesma”, lembra.

Uma mais-valia para os peregrinos, mas também para os sítios e respetivas comunidades que vão conhecer uma nova vivência. “Vai ser um contacto cultural bastante interessante e enriquecedor”, acredita Hugo Guerreiro, tendo em conta que “o território do interior está ávido de pessoas que fiquem e apreciem ver e conhecer”.

Esta sexta-feira é apresentada a primeira fase do projeto, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Segue-se, na Catedral eborense, a bênção dos peregrinos pelo arcebispo de Évora, D. José Alves. Um grupo de peregrinos vai transportar uma réplica do bordão de Santa Isabel, até Trancoso, ao longo das etapas do caminho. O bordão, executado pelo artesão Perfeito Neves (Estremoz), vai passar de mão em mão, nos diferentes locais de passagem, até chegar a Trancoso, o que deve acontecer a 20 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Carlos Fonseca
    09 jan, 2019 Castelo Branco 10:59
    Bom dia. De Castelo Branco a Santiago de Compostela, em que localidades posso pernoitar. Quero fazer de Bike, cerca de 70/80 km por dia. Atenciosamente. Joao Rodrigues
  • jOSÉ LIMA
    18 set, 2018 VILA NOVA GAIA 11:51
    Acabei de fazer o Via Portugal Nascente desde Évora a Trinta, na Guarda e não fosse ter levado comigo o GPS ainda hoje andaria à voltas. Tirando a parte alentejana, que de facto está bem marcado, outras zonas há em que a marcação é inexistente ou muito fraca, o que prova que este "caminho" só existe no papel. Castelo Branco é disso exemplo, não existe sinalética que permita ao peregrino atravessar a cidade e continuar o seu caminho após a saída da mesma. Penso que ingenuamente o nosso Presidente da República foi enganado e talvez mesmo o Turismo de Portugal tenha pago um serviço que não foi feito na totalidade.
  • Rodrigo Cerqueira
    11 mai, 2018 Porto da Luz 13:12
    Caros Jornalista isto são operações de marketing do Turismo de Portugal. Recomendo que vejam o que aconteceu ao Caminho de Santiago Interior onde o site e 3 albergues já fecharam ou a Rota do Zêzere que liga a Serra da Estrela a Constância que também fechou por falta de manutenção dos Caminhos e da sinalética, na destruição dos Caminhos de Fátima pela Rota das Carmelitas. http://www.caminho.com.pt/aacf.pdf Isto são apenas desculpas para gastarem fundos da UE... Sem acompanhamento ou monitorização de resultados. Saudações peregrinas Rodrigo Cerqueira

Destaques V+