Tempo
|
A+ / A-

CDS quer ouvir diretora-geral das Artes e ministro da Cultura no parlamento

04 mai, 2018 - 20:04

Partido quer perceber “o que é a falta de confiança política” invocada pelo Governo para demitir Paula Varanda. Incompatibilidades estarão relacionadas com ligação da diretora-geral a associação cultural de Mértola.

A+ / A-

O CDS vai pedir a audição parlamentar de Paula Varanda e do ministro da Cultura, para esclarecer por que razão a diretora-geral das Artes foi demitida e o que se passa com o concurso de apoio às artes.

Em declarações à Lusa, a deputada do CDS Vânia Dias da Silva afirmou que o requerimento está a ser ultimado e será entregue ainda hoje.

A deputada esclareceu que o partido vai pedir a audição de Paula Varanda e de Luís Filipe Castro Mendes, com caráter de urgência, “porque decorre ainda o concurso de apoio às artes, e é fundamental que se perceba o que se está a passar”.

O CDS quer também perceber “o que é a falta de confiança política”, argumento invocado pela tutela para justificar a cessação de funções de Paula Varanda à frente da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

“O concurso deu celeuma, ninguém apoia o modelo, todos contestaram, ninguém percebeu o que se está a passar. No final de maio saem em definitivo [os resultados] do apoio para o teatro”, afirmou Vânia Dias da Silva.

O PSD pediu também hoje, com caráter de urgência, a audição parlamentar de Paula Varanda, depois de o Ministério da Cultura ter anunciado a cessação das funções da diretora-geral das Artes por “perda de confiança política”.

Incompatibilidades relacionadas com a Dansul

O Ministério da Cultura anunciou hoje ter cessado as funções da diretora-geral das Artes, Paula Varanda, por “perda de confiança política”, depois de ter tomado “conhecimento de factos que tornam incompatível” a sua manutenção no cargo.

Entretanto, a tutela já veio esclarecer que o que esteve na origem da demissão daquela responsável foi a sua permanência ligada a uma entidade cultural, enquanto assumia funções como diretora-geral das Artes, "o que configura uma incompatibilidade".

Fonte da tutela esclareceu que “o Ministério da Cultura teve conhecimento [desta situação] recentemente”.

Em causa, segundo uma investigação do programa Sexta às Nove, da RTP, estará a ligação de Paula Varanda à Dansul – Dança para a Comunidade no Sudeste Alentejano, uma associação com sede em Mértola, no Alentejo, fundada em 2001, à qual a diretora-geral das Artes continua ligada, mesmo após a sua entrada em funções na DGArtes.

Por seu lado, Paula Varanda disse à Lusa que cessou funções como diretora artística do projeto Dansul em 2016, após ter recebido o convite para assumir o cargo na DGArtes.

A responsável respondeu à Lusa através de um comunicado, justificando que se manteve presidente da direção do projeto "porque a assembleia geral não conseguiu até à data apresentar um novo corpo gerente ou deliberar o encerramento da associação".

"Não informei a minha tutela desta necessidade, criando assim, involuntariamente, um motivo para a minha demissão, por conduta imprópria da que me obrigava o cargo. Mas nunca vi este ato como atividade profissional da AMDA [Associação em Mértola para Desenvolver e Animar], em acumulação - cessei essas funções com a minha nomeação como diretora-geral", refere, no comunicado.

O Ministério da Cultura já fez saber que vai pedir à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) para que seja aberto concurso para o cargo.

Paula Varanda era diretora-geral das Artes desde 1 de junho de 2016, tendo sucedido a Carlos Moura Carvalho e sido nomeada já pela atual equipa governativa da Cultura.

A DGArtes esteve no centro da polémica recente sobre o novo modelo de apoio às Artes, que levou a uma forte contestação por parte do setor depois de serem conhecidos os resultados provisórios do programa de Apoio Sustentado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+