Tempo
|
A+ / A-

Bruxelas pessimista quanto ao défice, mas otimista no crescimento

03 mai, 2018 - 10:02

São as previsões da Primavera da Comissão Europeia, que vê no apoio à banca um entrave à diminuição do défice.

A+ / A-

A Comissão Europeia estima que o défice português atinga os 0,9 do PIB este ano e os 0,6% no próximo, valores superiores aos previstos pelo Governo.

Nas previsões da Primavera que Bruxelas apresentou nesta quinta-feira de manhã, a Comissão avisa para "o impacto de outras operações de apoio à banca, em particular a ativação do Mecanismo de Contingente de Capital do Novo Banco (0,4% do PIB)”

A estimativa fica acima do previsto pelo Governo de António Costa, que no Programa de Estabilidade estima um défice de 0,7% do PIB este ano, incluindo o empréstimo que o Estado terá de fazer ao Fundo de Resolução para recapitalização do Novo Banco.

Já no que toca ao crescimento económico, Bruxelas estima que "continue robusto", depois de uma "forte aceleração" no ano passado, quando a economia avançou 2,7%.

Ainda assim, prevê um pequeno abrandamento neste ano e no próximo, ao avançar 2,3% e 2%, respetivamente – também menos do que o previsto pelo Governo para 2019.

O executivo comunitário estima que o PIB suba 2,3% este ano e 2% em 2019, o que significa que o crescimento da economia abranda este ano e no próximo.

Quanto à taxa de desemprego, a Comissão prevê um abrandamento na descida, devendo diminuir para 7,7% este ano e para os 6,8% no próximo.

É ainda esperado um aumento dos salários e o descongelamento das carreiras no setor público.

Boas notícias, diz Marcelo

Para Marcelo Rebelo de Sousa, as previsões de Bruxelas traduzem uma boa notícia para o país.

"São muito boas notícias. A Comissão Europeia a ser muito conservadora, e sendo muito conservadora tem vindo a aumentar a previsão de crescimento e até a melhorar a previsão do défice. Ainda que ficando aquém das expectativas das autoridades portuguesas quanto à evolução dessas variáveis", defendeu o Presidente da República, que acredita ser uma previsão "muito positiva para o país".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+