Tempo
|
A+ / A-

​Poluição. Saiba quais são os locais portugueses mais poluídos

02 mai, 2018 - 11:45

A nível mundial, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado.

A+ / A-

Há quinze locais em Portugal com poluição que excede o limite máximo de partículas finas inaláveis definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em causa está a poluição com partículas minúsculas que entram nos pulmões e no sistema cardiovascular, partículas que a OMS determina não devem ser superiores a 10 microgramas por metro cúbico de ar.

Os locais que excedem esse valor incluem cidades como Lisboa, Cascais e Almada. O Porto, por outro lado, fica abaixo do limite e Guimarães tem o valor mais baixo da lista: fica-se por três microgramas por metro cúbico de ar. Conheça a lista completa (mais abaixo nesta notícia).
O cenário foi traçado no mais recente relatório da OMS sobre poluição atmosférica. O documento refere que, a nível mundial, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado.
Ainda segundo este relatório, todos os anos morrem sete milhões de pessoas por causas diretamente relacionadas com a poluição e os níveis de contaminação permanecem "perigosamente elevados" em várias regiões do globo.
Os 15 locais que excedem o limite de 10 microgramas por m3:
Estarreja – 15
Almada – 14
Cascais – 14
Lisboa – 13
Portimão – 13
Albufeira – 12
Buraca – 12
Faro – 12
Algueirão-Mem Martins – 12
Ílhavo -12
Marateca – 12
Aveiro – 11
Chamusca – 11
Setúbal – 11
Vila do Conde – 11
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • papoilapt
    10 mai, 2018 lx 01:59
    Querem duplicar ou triplicar a conta sa água esquecendo-se que este facilitismo educacional faz com que poucos saibam que 1dm3=1l e não fiscalizam, fecham, ou multam ou regulamentam os graves atentados ambientais. Rios, ribeiros e riachos sem vida, porcos e porquinhos devido a tanta tolerância com empresas e afins. Os recursos de todos não deviam ser destruídos e poluídos apenas por alguns.
  • aires esteves
    03 mai, 2018 Cascais e Viseu 17:46
    Poluição em portugal mata mais de 6 mil pessoas por ano?! O que é que o Senhor Presidente Carlos Manuel Lavrador de Jesus Carreiras, da Câmara Municipal de Cascais, e a sua vereação do PSD/CDS, tem a dizer aos cascalenses, sobre a poluição na vila? Alguns dias atrás, foi anunciado com pompa e circunstância, pelo senhor Presidente a” Capital Europeia da Juventude 2018”, e depois ultrapassam os níveis máximos de poluição estipulada pela Organização Mundial de Saúde. Já agora, Senhor Presidente não se esqueça de acabar com a vinda dos popós antigos, que todos os anos vêm poluir a nossa vila..
  • João Oliveira
    03 mai, 2018 Sintra 07:06
    Uma grande vergonha... e não há ninguém que mude, não há ninguém que tenha puder para mudar e sofremos todos com isso... é muito triste o nosso fim...

Destaques V+