Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS pede a Marcelo que seja “coerente"

29 abr, 2018 - 16:15

"Não podemos ir à Websummit, considerar que o país precisa de se abrir à inovação e aos novos modelos de negócio e, depois, no concreto, querer confundir tudo isso com algo que existe no passado", diz o deputado Hélder Amaral.

A+ / A-

O deputado do CDS Hélder Amaral, que preside à comissão parlamentar de Economia, deixa críticas ao Presidente da República por ter vetado a lei que regulamenta plataformas como a Uber.

“O Presidente da República tem que saber o que pretende. Não podemos ir à Websummit, considerar que o país precisa de se abrir à inovação e aos novos modelos de negócio e, depois, no concreto, querer confundir tudo isso com algo que existe no passado. Às vezes, convém sermos coerentes e saber o que queremos”, disse o parlamentar centrista.

Apesar do reparo, o deputado diz à Renascença que pretende analisar "em concreto, os argumentos do Presidente".

"A letra do legislador era não comparar este novo modelo, que tem alguns pontos de contacto com operadores de transportes, mas não os considerar como operadores de transportes, ou seja, não são serviço táxi. É um negócio novo, é um modelo novo”, observa Amaral.

O deputado admite, no entanto, que vai ser necessário “ser mais claros, mais precisos nessa diferença entre o que é um operador de transportes e o que é uma plataforma eletrónica”.

Numa nota enviada à Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa critica a regulamentação da tarifação e pede que se equacione também a modernização da regulação do setor do táxi.

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) já aplaudiram o veto do Presidente da República considerando-a desequilibrada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    30 abr, 2018 12:05
    Mais um palhaço na assembleia da república. Que interesses está ele a defender? Não é de certeza os interesses do sector.
  • alberto sousa
    29 abr, 2018 portugal 17:23
    Se estas tecnológicas (que também uso) não são operadores de transportes são o quê?. Para chamar um táxi uso um telefone, para chamar um Uber uso...um telefone. A ambos peço que me levem a determinado destino, e ambos me transportam. Quatro rodas, um motorista e um serviço. Onde está a diferença?

Destaques V+