Tempo
|
A+ / A-

Costa não entendeu? Marcelo conta a história de um jovem que percebeu o discurso do 25 de Abril

26 abr, 2018 - 22:16

Referindo-se às dúvidas que o primeiro-ministro expressou sobre o discurso presidencial, Marcelo recorreu às palavras de um jovem que contou ter encontrado após a sessão solene de quarta-feira. "Mais vale prevenir do que remediar", disse o rapaz a Marcelo.

A+ / A-

O Presidente da República diz que no 25 de Abril fez um discurso de prevenção de "populismos, messianismos e sebastianismos", tendo em conta o quadro internacional, acrescentando que um jovem de 20 e poucos anos com quem se cruzou nesse dia mostrou ter entendido a intervenção feita na sessão solene da Assembleia da República.

O chefe de Estado respondeu, assim, às dúvidas que o primeiro-ministro expressou sobre as suas referências a "messianismos" e ao "endeusamento de políticos" na sessão solene do 25 de Abril. António Costa observou que "é muito difícil interpretar a arte moderna e nem sempre é possível interpretar os discursos modernos".

À entrada para uma conferência no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, questionado pelos jornalistas sobre se é mais fácil interpretar os motivos manuelinos do que a arte moderna, Marcelo Rebelo de Sousa contrapôs: "Não há dúvida nenhuma. Nunca há dúvidas de interpretação de nenhum tipo de arte, no manuelino, no renascentista..."

O rapaz de 20 e poucos anos...

Referindo-se diretamente às dúvidas expressadas pelo primeiro-ministro, o Presidente da República recorreu às palavras de um jovem com quem se cruzou nessa quarta-feira, mais ao final do dia, quando ia nadar. O rapaz, de 20 e poucos anos, resumiu bem, disse Marcelo, a mensagem presidencial: "Mais vale prevenir do que remediar".

"Ontem [quarta-feira] decidi, como sempre que posso faço, ir nadar, e encontrei um jovem assim nos 20 e poucos anos de idade que tinha ouvido na rádio as minhas palavras" relatou.

De acordo com o Presidente, esse jovem perguntou-lhe se o que quis dizer não foi "que mais vale prevenir do que remediar" e a sua resposta foi: "Olhe, acertou.

Depois, o jovem fez "uma pergunta muito inteligente", prosseguiu, "que foi a seguinte: mas por que é que foi este ano e não no ano e que vem, se no ano que vem é que há eleições?".

"Precisamente por isso. No ano que vem o 25 de Abril fica a um mês de eleições, é a pior altura para prevenir evitando ter de remediar uns anos claros mais tarde", justificou.

"Era mais ou menos o que eu queria dizer, olhando a outras experiências à volta de Portugal, pela Europa e no mundo", afirmou.

Enquanto caminhava para a entrada do Mosteiro dos Jerónimos, o chefe de Estado ainda acrescentou: "Eu acho que basta olhar à nossa volta, na Europa, para ver o que é que há de populismos, messianismos e sebastianismos. Há muito, de Leste a Oeste."

Instado a esclarecer que "messias" é que quer prevenir, Marcelo Rebelo de Sousa, retorquiu: "Ele [o jovem] percebeu".

Na sessão solene comemorativa do 44.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República, o Presidente da República voltou a alertar para o perigo de fenómenos de "contestação inorgânica e antissistémica e de ceticismo contra os partidos".

Apelou, uma vez mais, à "capacidade de renovação do sistema político e de resposta dos sistemas sociais, de antecipação de desafios, de prevenção de erros ou omissões", mas colocou a tónica no "equilíbrio de poderes", alertando contra "messianismos de um ou de alguns, alegadamente para salvação dos outros".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 27 abr, 2018 Aldeia 13:34
    Ó Sr Presidente Marcelo, já que se julga tão inteligente responda: "Em Espanha houve 25 de abril??"
  • António dos Santos
    27 abr, 2018 11:01
    Aqui se vê a burrice e má formação da classe política. Sua Excelência o Senhor Presidente da República, foi claro, só a mente retorcida dos políticos não os deixam discernir.
  • João Lopes
    27 abr, 2018 Viseu 09:29
    Há "contestação inorgânica e antissistémica e de ceticismo contra os partidos", porque há bastante hipocrisia na maior parte dos políticos que governam o País: pensam pouco no bem comum e mais nas possibilidades de se servirem do poder por motivos partidários ou pessoais. Não servem…servem-se!

Destaques V+